Gestão escolar e famílias dos educandos da rede pública de ensino na cidade de Viçosa - MG

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995598

Palabras clave:

c

Resumen


A escola é considerada fonte de integração e regeneração do homem na sociedade, sendo necessário vislumbrar a importância da relação escola, família e sociedade como propulsora da relação ensino e aprendizagem. Neste artigo, objetivamos analisar as relações entre gestão escolar e famílias dos educandos em uma instituição pública da Rede Estadual de Ensino da cidade de Viçosa (MG), verificando como/se ocorre seu envolvimento no âmbito escolar, e qual o entendimento de ambos sobre participação escolar. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa caracterizada como estudo de caso, de cunho descritivo, com enfoque quali-quantitativo. O estudo contou com a participação de sete (07) interlocutores da gestão escolar e cinquenta e seis (56) famílias dos educandos, que responderam a um questionário on-line. Dessa forma, podemos conhecer e analisar as diversas situações que ocorrem na vida social, política, econômica e demais aspectos do comportamento humano, tanto do indivíduo tomado isoladamente, como de grupos e comunidades mais complexas. Conforme resultados obtidos por meio de questões levantadas aos profissionais da gestão e às famílias, observamos que tais relações contribuem para a formação de caráter do indivíduo, por meio do aprendizado compartilhado entre pessoas significativas nesse meio cotidiano. Portanto, constatamos que a união desses eixos educacionais influenciam diretamente na educação dos educandos e, por conseguinte, no seu sucesso escolar.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Valdirene Eliane Bailon de Souza, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Licenciada em Pedagogia e mestra em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutoranda na linha de pesquisa Famílias, Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano e Social pelo programa de Pós-graduação em Economia Doméstica da UFV – Viçosa/MG. Integrante dos grupos de pesquisa “Contextos da infância, adolescência e juventude e suas inter-relações na família e na sociedade”, do PPGED / UFV e do grupo de pesquisa “Políticas Públicas e a formação de profissionais da Educação”(GEPPFOR), do DPE / UFV.

Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutora em Educação (UFMG). Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pós-Doutora pela Université Paris Descartes (Sorbonne). Coordenadora do grupo de pesquisa Políticas Públicas e a formação de profissionais da Educação (GEPPFOR) na UFV - Viçosa/MG.

Maria de Lourdes Mattos Barreto, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora titular e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Coordenadora do grupo de pesquisa “Contextos da infância, adolescência e juventude e suas inter-relações na família e na sociedade”, do PPGED / UFV.

Publicado

2024-07-29

Cómo citar

ELIANE BAILON DE SOUZA, Valdirene; MÁRCIA ANDRADE VAZ DE MELLO, Rita; DE LOURDES MATTOS BARRETO, Maria. Gestão escolar e famílias dos educandos da rede pública de ensino na cidade de Viçosa - MG. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e559894, 2024. DOI: 10.14244/198271995598. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5598. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-07
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-04-25
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-29