A escola como protagonista na formação do (a) pesquisador (a) em Educação
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995306Palabras clave:
cResumen
Esta investigação teve como objetivo discutir como a escola é protagonista na formação do(a) pesquisador(a) em Educação. Foi uma pesquisa qualitativa que teve como sujeitos cinco pesquisadoras que desenvolveram uma pesquisa-ação em uma escola de Educação Básica, na cidade de Itajaí, Santa Catarina, Brasil, com 15 alunos das séries finais do Ensino Fundamental. Os instrumentos de coleta de dados foram os diários de campo das cinco pesquisadoras que, durante as intervenções, registravam suas percepções sobre o processo de mediação de leitura do literário na escola, os planejamentos, as fotografias e os vídeos do acervo das pesquisadoras. Para a análise dos diários de campos e dos planejamentos, fez-se uso da análise de conteúdo segundo Franco (2008), e, para a análise das fotografias e dos vídeos, pautou-se na abordagem de Barthes (2010) sobre a imagem. O principal aporte teórico de sustentação foi Dos Santos (2014), Nóvoa (2018), Alves, Fialho e Lima (2018), Larrosa et al. (2018), Macerata, Sade e Ramos (2020), entre outros. Como resultados, sinaliza-se que o diálogo estabelecido entre o cotidiano acadêmico e o cotidiano da escola oportunizou às pesquisadoras uma aproximação com o contexto escolar e os sujeitos que fizeram parte da pesquisa. Além disso, a vivência no contexto escolar possibilitou às pesquisadoras inovar na implementação do clube de leitura e revisar os conceitos teóricos que sustentavam suas práticas de mediação de leitura.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Adair de Aguiar Neitzel, Gabriela Piske , Aleteia Caroline de Simas Rossi
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-21