Perspectiva histórica, conceitos e possibilidades para realizar a pesquisa do tipo Estado da Arte

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994983

Palabras clave:

c

Resumen

Este artigo teve como objetivo descrever e indicar possibilidades de realização de uma pesquisa do tipo Estado da Arte. Para a concretização do objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica de natureza descritiva em artigos, livros, teses e dissertações. A pesquisa do tipo Estado da Arte é um estudo de revisão que vem se consolidando no campo da Educação nos últimos anos, trata-se de um levantamento bibliográfico em fontes de pesquisa que visa identificar, mapear e analisar as produções existentes sobre um determinado tema, sendo um tipo de pesquisa essencial para que o investigador conheça o que a pesquisa revela sobre um determinado objeto de estudo. A partir da investigação realizada, foi possível identificar que este tipo de pesquisa é relevante para que os pesquisadores entendam o que uma determinada área do conhecimento vem produzindo, além de permitir a identificação de novas pesquisas, suas lacunas e seus resultados. A pesquisa do tipo Estado da Arte contribui significativamente para o desenvolvimento científico e a produção de novas pesquisas na área da Educação.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

João Victor de Mello Avelino, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduado em Licenciatura em Educação Fïsica - UFPR

Mestrando em Educação - UFPR

Professor de rede privada de Curitiba.

Jacques de Lima Ferreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Pós-doutor em Educação - UFPR

Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) da Universidade Federal do Paraná e Coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia do UNICURITIBA.

Cristina Carta Cardoso de Medeiros, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Educação -UFPR

Professora associada da Universidade Federal do Paraná no curso de Educação Física, professora permanente da Pós-Graduação em Educação - UFPR.

Publicado

2024-06-25

Cómo citar

VICTOR DE MELLO AVELINO, J. .; DE LIMA FERREIRA, J. .; CARTA CARDOSO DE MEDEIROS, C. . Perspectiva histórica, conceitos e possibilidades para realizar a pesquisa do tipo Estado da Arte. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e498353, 2024. DOI: 10.14244/198271994983. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4983. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-01
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25

Artículos más leídos del mismo autor/a