A função da escola do campo no acesso à leitura
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994953Palabras clave:
cResumen
O desempenho dos jovens brasileiros nas avaliações institucionais, principalmente no que se refere à leitura, mostra que ainda temos muitos desafios a superar. Soma-se a isso o fato, evidenciado pelo Censo da Educação básica 2019, de que não alcançamos a igualdade no acesso dos estudantes a recursos básicos para a aprendizagem, como sinal de internet e bibliotecas ou salas de leitura nas escolas. Os estudantes do campo são diretamente afetados pela falta de recursos financeiros, tecnológicos e estruturais que dificultam seu acesso ao conhecimento historicamente construído e sua interação com o outro, tornando necessária a busca por formas alternativas de garantir o direito à educação, previsto na Constituição Federal. Esse estudo estabelece por objetivo principal refletir sobre as contribuições da leitura como meio de interação entre o aluno do campo e o mundo, essencial para a sua formação integral e autônoma. Os resultados da pesquisa mostram que a leitura se constitui como ferramenta de resistência e de luta contra a desigualdade social; contribui significativamente para a autonomia e atuação do sujeito no mundo; amplia o acesso do estudante ao conhecimento de mundo; é uma excelente opção de lazer. Além disso, mostra que a escola é a principal porta de acesso do aluno do campo à leitura e ao mundo que ela apresenta – humano, artístico, cultural, científico – real ou fictício – através do qual se pode aprender e no qual se pode atuar transformando realidades.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Magdiele Lucas Ferreira, Magali de Moraes Menti
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-03-11
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-21