SÍNDROME DE DOWN: ANÁLISE DOS ARTIGOS SOBRE LEITURA, ESCRITA E ALFABETIZAÇÃO DE 2001 A 2011

Autores/as

  • Bruna Cristina Comin Universidade Federal de São Carlos
  • Maria da Piedade Resende da Costa Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199476

Resumen

Com os avanços das pesquisas e dos recursos disponíveis para o atendimento à pessoa com Síndrome de Down é que se torna possível observar os espaços que esta vem conquistando no mercado de trabalho, assim como no ensino superior. Desta forma, o papel da leitura e escrita é fundamental para que este caminho se torne possível. Pensando nestas afirmações, este estudo traz a seguinte problemática: quais artigos relacionam a temática da Síndrome de Down com assuntos como: leitura, escrita e alfabetização? Diante desta questão é que este estudo tem como objetivo identificar os Artigos já produzidas na área da Síndrome de Down, focando a leitura, escrita e alfabetização por meio de uma revisão bibliográfica pelo SciELo, Google Acadêmico e Portal CAPES. O presente estudo justifica-se na medida em que oferece uma dimensão da totalidade de trabalhos produzidos sobre a temática em questão, identificando os avanços tidos sobre o assunto. Os dados apontam que a maior parte das pesquisas sobre a Síndrome de Down é realizada pela área de biológicas. É possível concluir, portanto, a importância em se desenvolver mais trabalhos pela área de humanas sobre a pessoa com Síndrome de Down. Na segunda parte deste estudo, sobre a relação entre o termo Síndrome de Down e os termos leitura, escrita e alfabetização, foram identificadas contribuições de diversas áreas do saber.

Palavras-chave: Síndrome de Down; Alfabetização; Leitura; Escrita.

Agência de fomento: CAPES

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria da Piedade Resende da Costa, Universidade Federal de São Carlos

Professora Doutora pelo Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar

Publicado

2012-11-28

Cómo citar

COMIN, B. C.; COSTA, M. da P. R. da. SÍNDROME DE DOWN: ANÁLISE DOS ARTIGOS SOBRE LEITURA, ESCRITA E ALFABETIZAÇÃO DE 2001 A 2011. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 321–339, 2012. DOI: 10.14244/19827199476. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/476. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2012-07-05
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-08-25
##plugins.generic.dates.published## 2012-11-28