Como discentes compreendem a imprevisibilidade de trajetórias de partículas em contextos de jogo digital?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994671

Palabras clave:

c

Resumen

O ensino de conteúdos abstratos abordados na Química exige certo esforço do professor, porque a maioria dos alunos têm dificuldades em compreender o que não conseguem visualizar de maneira detalhada e concreta. A partir desta situação, constitui-se a seguinte questão problema: Os conceitos e contextos propostos em um jogo digital proporcionam aos licenciandos a compreensão sobre a imprevisibilidade das trajetórias de partículas, representadas por um modelo de uma amostra gasosa? Com este intuito, o objetivo do trabalho foi aplicar um jogo digital com a finalidade de investigar como e de qual maneira os contextos construídos nesse recurso didático oportunizam a licenciandos em química compreenderem a imprevisibilidade de trajetórias das partículas, representadas na Teoria Cinética dos Gases. Na pesquisa de cunho qualitativo foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, a aplicação de um jogo digital, um questionário e entrevistas semiestruturadas. Os integrantes foram sete acadêmicos de licenciatura em química de uma Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A estruturação dos dados seguiu os princípios da análise de conteúdo. Conclui-se que os participantes vivenciarem a imprevisibilidade na trajetória das partículas durante o contexto do jogo, e atentaram-se principalmente às regras e a vencer o jogo, apresentando assim, um discurso elucidativo ao jogo e de senso comum. Desse modo, sugere-se como alternativa a construção e o desenvolvimento de propostas didático-pedagógicas que integrem conteúdo educacional e jogos digitais no processo de ensino e de aprendizagem de conceitos não inatos que representam fenômenos físicos de difícil compreensão e visualização.

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Biografía del autor/a

Marcia Camilo Figueiredo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Londrina

Departamento Acadêmico de Química - DAQUI

Curso de Licenciatura em Química

Aguinaldo Robinson de Souza, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Bauru

Departamento de Química

Publicado

2024-06-26

Cómo citar

CAMILO FIGUEIREDO, M. .; ROBINSON DE SOUZA, A. . Como discentes compreendem a imprevisibilidade de trajetórias de partículas em contextos de jogo digital?. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, p. e467174, 2024. DOI: 10.14244/198271994671. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4671. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Demanda Contínua - Artigos
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##plugins.generic.dates.published## 2024-06-26