Arquitetura cognitiva humana e diretrizes que podem influenciar na aprendizagem do estudante na educação online

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994484

Resumen

Este escrito é um recorte de uma investigação de doutorado que tem por objetivo mapear diretrizes para minimização da sobrecarga cognitiva em materiais didáticos e ambientes virtuais de ensino e aprendizagem para cursos presenciais e a distância. O primeiro objetivo específico desta investigação foi apontar diretrizes que minimizem a carga cognitiva em materiais didáticos e ambientes virtuais de ensino e aprendizagem a partir de uma análise documental dentro de estudos como a Teoria da Carga Cognitiva, da Teoria cognitiva da aprendizagem multimídia, da usabilidade de interfaces e do aprendizado eletrônico. Neste momento abordaremos a análise documental das diretrizes da Teoria da Carga Cognitiva, apontadas por Sweller, de forma a torná-las mais acessíveis a todos os leitores que dela desejarem se apropriar. Neste artigo foram feitas associações entre essas diretrizes de modo que foi possível definir nove categorias de carga cognitiva.

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Publicado

2024-06-20

Cómo citar

FALCADE, Andressa; ABEGG, Ilse; FALCADE, Laís. Arquitetura cognitiva humana e diretrizes que podem influenciar na aprendizagem do estudante na educação online. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e448430, 2024. DOI: 10.14244/198271994484. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4484. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Demanda Contínua - Artigos
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##plugins.generic.dates.published## 2024-06-20