Educação e literatura infantil: personagens idosos com Alzheimer
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994418Resumen
O cenário brasileiro de envelhecimento populacional leva a mudanças nos padrões de morbimortalidade, com o crescimento de doenças neurodegenerativas. Dos vários tipos de demência apresentados pela população idosa, a Doença de Alzheimer (DA) é a principal deles. O objetivo do presente estudo é levantar, apresentar e analisar obras de literatura destinadas às crianças, publicadas no Brasil, que tratam do tema “Alzheimer”. Trata-se de uma pesquisa na qual os livros infantis foram utilizados como fontes primárias, ou seja, compuseram o corpus empírico da investigação. O quadro teórico é composto por Vygotsky (1989), Soares (2004) e Neri (1991;1997). A amostra foi constituída por dezesseis livros publicados entre 2006 e 2020. A análise foi feita à luz da Escala Neri. Os resultados indicaram que as obras analisadas destacam as relações intergeracionais e que os domínios (cognitivo, agência, relacionamento social e persona) estão presentes nos textos. A partir das reflexões sobre a complexa relação entre o sujeito e o objeto mediada por artefatos usados como ferramentas e como forma de expressão, concluiu-se que ensinar as crianças a lerem, com criticidade, um mundo que envelhece, com vistas ao exercício da alteridade, é algo potente quando se pensa em geroalfabetizar, na perspectiva de uma educação para o envelhecimento.
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