A relação trabalho- educação: um olhar para o estudante-trabalhador do IF Sudeste MG- Campus Barbacena
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994009Resumen
Em uma sociedade em permanente reestruturação produtiva, na qual os avanços científicos e tecnológicos impõem mudanças significativas no mundo do trabalho, a formação do trabalhador nos espaços formais de ensino, em especial na educação profissional e tecnológica, deve possibilitar sua inclusão no contexto social, político, cultural e de trabalho de forma digna e emancipatória. Nesse sentido, o estudo aqui proposto teve o objetivo de traçar o perfil socioeconômico dos estudantes-trabalhadores dos cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- Campus Barbacena e identificar as avenças e paradoxos que envolvem a relação trabalho e educação desses estudantes. Tratou-se de um estudo de natureza exploratória e descritiva, de cunho quantiqualitativo, caracterizando-se como estudo de caso. Em sua realização foram aplicados questionários semiestruturados a 72 estudantes-trabalhadores dos cursos subsequentes do Campus Barbacena. Os resultados da investigação revelaram que a maioria desses estudantes-trabalhadores são jovens mulheres inseridas em atividades informais do setor terciário e que exercem profissões de baixo status social equivalente a de seus pais, embora possuam um nível de escolaridade maior. Acredita-se que esses estudantes-trabalhadores ainda vivenciam em instituições de ensino de qualidade a histórica dualidade educacional que é reproduzida cotidianamente pela sociedade e o fato de terem que relacionar trabalho e educação se impõe como mais um desafio.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2024-06-17
Cómo citar
LUCENA, M. B.; CASTRO, P. S. D. de; MIRANDA, P. R. de. A relação trabalho- educação: um olhar para o estudante-trabalhador do IF Sudeste MG- Campus Barbacena. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e400926, 2024. DOI: 10.14244/198271994009. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4009. Acesso em: 21 nov. 2024.
Número
Sección
Demanda Contínua - Artigos
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Eletrônica de Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.received## 2020-03-02
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-02-07
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-17
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-02-07
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-17