A COLABORAÇÃO EM UM GRUPO DE ALUNAS DA PEDAGOGIA QUE ENSINARÃO MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199395Resumen
O texto se refere a uma pesquisa que buscou investigar de que forma as práticas colaborativas adotadas como estratégias formativas, em um grupo de estudos com alunas da Pedagogia, contribuíram para uma (re)significação quanto à matemática e seu ensino para essas alunas. Analisamos as diferentes estratégias formativas que foram adotadas no grupo e que foram consideradas como promotoras de aprendizagem docente, bem como, investigamos o processo de aprendizagem, no duplo sentido: das licenciandas como futuras professoras que ensinarão matemática na Educação Básica e da pesquisadora, como formadora. Esta pesquisa foi desenvolvida em um grupo de trabalho constituído no interior da Universidade São Francisco, campus de Bragança Paulista-SP (GEEM – Grupo de Estudos em Educação Matemática), composto por licenciandas em Pedagogia e pela pesquisadora, que também assumiu o papel de formadora. Os dados foram produzidos a partir da audiogravação dos encontros do grupo, produção de escritas das participantes, entrevistas e diário de campo da pesquisadora. Analisamos as diferentes estratégias formativas que proporcionaram a esse grupo momentos de reflexão e aprendizagem sobre a matemática e seu ensino. Destacamos a leitura de narrativas escritas por professores/autores como uma estratégia que se mostrou muito significativa para as participantes. Os resultados oferecem indicações para a formação de professores que ensinam (ensinarão) matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da constituição de grupos colaborativos, das leituras compartilhadas e da postura problematizadora do formador.
Palavras-chave: Grupos colaborativos; Formação inicial de professores; Estratégias formativas; Educação matemática.
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