FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O CONTEÚDO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

Autores/as

  • Neura Maria Giusti Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Jutta Cornelia Reuwsaat Justo Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199391

Resumen

Neste artigo apresentamos parte dos resultados finais de uma pesquisa de mestrado, que buscou investigar as ações e contribuições que a formação continuada pode oferecer para a prática pedagógica de 18 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre os conteúdos de Tratamento da Informação, através do Programa Pró-Letramento em Matemática. A pesquisa fez uso da metodologia qualitativa, tendo o estudo de caso como abordagem. Evidenciamos a categoria situações práticas composta a partir da análise de questionários, entrevistas, gravações em áudio e análise documental, referentes aos trabalhos realizados pelos alunos e professores em sala de aula, analisando os conhecimentos e produções realizadas no conteúdo de Tratamento da Informação. Os resultados apontaram que conhecimentos didáticos e pedagógicos dos professores sobre o conteúdo de Tratamento da Informação eram incertos e precários e que a formação continuada possibilitou aos professores atitudes mais seguras, bem como uma (re)construção e ressignificação das práticas pedagógicas sobre o conteúdo de Tratamento da Informação. Entre as questões evidenciadas no processo de formação foram encontrados indícios de que o conhecimento profissional dos professores resulta da integração entre teoria e prática; o saber dos professores serve como ponto de partida para reflexões das práticas pedagógicas e que o desenvolvimento profissional e de mudança dependerá, em última instância, da pessoa do professor e do seu envolvimento intencional.

Palavras-chave: Educação Matemática; Formação continuada; Anos iniciais; Educação Estatística.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2012-11-28

Cómo citar

GIUSTI, N. M.; JUSTO, J. C. R. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O CONTEÚDO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 156–174, 2012. DOI: 10.14244/19827199391. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/391. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2012-04-05
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-10-11
##plugins.generic.dates.published## 2012-11-28