O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM A IDEIA DE PROPORCIONALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199386Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar o conhecimento profissional docente de professores que ensinam Matemática no 5.º ano do Ensino Fundamental, cujos alunos (média de idade de 9 a 10 anos) se destacaram no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). Trata-se de pesquisa de campo que envolve um grupo de cinco professores de uma escola da rede pública de São Paulo, Brasil. A coleta de dados incluiu a aplicação de um questionário e entrevistas semiestruturadas. Teoricamente, esta investigação fundamenta-se tanto em teorias que discutem questões relacionadas à formação de professores como em estudos que investigam questões didáticas sobre a multiplicação e divisão de números naturais. Quanto ao primeiro enfoque, apoiou-se especialmente em estudos de Shulman. Em relação às questões didáticas, associadas ao objeto matemático, utilizou-se a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. De modo geral, a análise dos dados permitiu identificar que o grupo de professores da escola investigada trabalha de forma coletiva. Entretanto, pudemos verificar que as dificuldades relativas à prática docente podem ser influenciadas pela falta de domínio dos professores a respeito do conteúdo matemático, uma vez que observamos fragilidades em seus argumentos para o uso do procedimento de cálculo. Este estudo indica a necessidade de se rediscutirem as formas de se tratar a multiplicação e a proporcionalidade, em especial, nos cursos de formação inicial e continuada de professores.Palavras-chave: Educação Matemática; Conhecimento Profissional Docente, Ensino e Aprendizagem; Proporcionalidade.
Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2012-11-28
Cómo citar
GARCIA SILVA, Angelica da Fontoura; ALENCAR, Edvonete Souza de. O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM A IDEIA DE PROPORCIONALIDADE. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 175–186, 2012. DOI: 10.14244/19827199386. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/386. Acesso em: 22 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.received## 2012-04-05
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-07-16
##plugins.generic.dates.published## 2012-11-28
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-07-16
##plugins.generic.dates.published## 2012-11-28