CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA ENSINAR: PAPEL DA PLANIFICAÇÃO E DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores/as

  • Maria de Lurdes Marquês Serrazina Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199355

Resumen

Neste ensaio discuto o conhecimento matemático para ensinar, em particular no caso do professor que ensina matemática nos primeiros anos de escolaridade, nomeadamente, o papel que a sequência planificação – ação – reflexão pode ter no desenvolvimento e consolidação desse conhecimento. Começo por discutir o que se espera do professor como professor de Matemática, ilustrando com exemplos concretos, que pretendem mostrar que não basta ao professor saber a Matemática que ensina, mas tem também de saber como a ensinar e como avaliar as aprendizagens que daí resultam. Discuto depois o papel da planificação da atividade letiva e da reflexão sobre a prática para o desenvolvimento do conhecimento profissional do professor. Relativamente à planificação é discutido o constructo “trajetória de aprendizagem” e as suas componentes, em especial as sequências de ensino e o papel do professor no seu desenvolvimento. A reflexão sobre a prática, tendo como referência a planificação realizada previamente, é fundamental neste processo. O ensaio termina com a apresentação e discussão de um caso, o da professora Maria, uma professora com uma larga experiência, formanda do Programa de Formação Contínua em Matemática, analisando, a partir do seu portefólio escrito, a planificação e correspondente reflexão sobre duas aulas num 2.º ano de escolaridade.

Palavras-chave: Conhecimento matemático para ensinar; Planificação; Reflexão; Práticas.

 

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2012-05-29

Cómo citar

SERRAZINA, Maria de Lurdes Marquês. CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA ENSINAR: PAPEL DA PLANIFICAÇÃO E DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 266–283, 2012. DOI: 10.14244/19827199355. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/355. Acesso em: 26 dic. 2024.

Número

Sección

Ensaios
##plugins.generic.dates.received## 2012-04-01
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-05-11
##plugins.generic.dates.published## 2012-05-29