PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199352Resumen
O objetivo do presente texto constitui-se em refletir sobre os pressupostos teórico-metodológicos que subsidiam o processo formativo na Oficina Pedagógica de Matemática da Universidade Estadual de Maringá (OPM/UEM), Brasil, a fim de reconhecer suas implicações na formação contínua de professores. Para o desenvolvimento desta pesquisa, apoiamo-nos em estudos e trabalhos realizados nos encontros formativos junto aos participantes da OPM/UEM. O público alvo da OPM/UEM é formado, preferencialmente, por professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A apropriação do conhecimento teórico pelos professores que ensinam matemática e a sua forma de ensiná-lo aos escolares são características essenciais da OPM/UEM, a qual é concebida como espaço de aprendizagem docente tanto para os participantes quanto para os professores-formadores. O texto organiza-se em duas partes: na primeira, abordamos o significado e o funcionamento da OPM/UEM e, em seguida, os conceitos fundamentais que subsidiam o processo formativo na OPM, os quais estão ancorados nos pressupostos da teoria histórico-cultural. Para finalizar, tecemos algumas considerações sobre a importância da teoria histórico-cultural no processo de formação de professores, visto que os pressupostos desta teoria permitiu-nos pensar a concepção de educação escolar vinculada às formas de desenvolvimento do psiquismo humano. Nesse caso em especial, nos instrumentalizou na intervenção e compreensão do movimento de aprendizagem docente. Salienta-se que para estabelecer um “novo” contexto de formação contínua de professores, marcado pela intencionalidade de promoção do desenvolvimento humano, significa concretizar a finalidade social da educação escolar, que é a de inserir os sujeitos na história por meio da apropriação das máximas produções humanas.Palavras-chave: Teoria histórico-cultural; Organização do ensino; Formação docente; Ensino de matemática.
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Publicado
2012-11-28
Cómo citar
MORAES, Silvia Pereira Gonzaga; ARRAIS, Luciana Figueiredo Lacallo; GOMES, Thaís Sá; GRACILIANO, Eliana Cláudia; VIGNOTO, Juliana. PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 138–155, 2012. DOI: 10.14244/19827199352. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/352. Acesso em: 3 ene. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
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