DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Autores/as

  • Ricardo Viana Velloso UEMG

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199288

Resumen

O presente artigo examina alguns dos desafios que se põem para a formação de professores nas universidades públicas, tendo em vista, dentre outros, o movimento de expansão da oferta do ensino de graduação promovido nos termos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI); as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, nos cursos de licenciatura; além dos apelos do ensino a distância, que vem se instaurando gradativamente. É sabido que as licenciaturas ocuparam historicamente lugar secundário em relação aos bacharelados na cena universitária e que, face às demandas da escola contemporânea, demandam, de forma expressiva e recorrente, a redefinição de seus contornos político-pedagógicos para reorientar o pensar e o fazer na formação docente inicial e continuada. Não obstantes as demandas manifestas no tocante às licenciaturas, fazem-se presentes os riscos da expansão inconsequente da oferta de ensino, se levada a efeito de afogadilho; as ameaças de estrangulamento do currículo, resultante da inadequada apropriação das Diretrizes Curriculares e, por fim, o risco da precarização e do aligeiramento dessa formação, na esteira da incorporação do ensino a distância. Assim, é fundamental que tais desafios sejam desvelados, para que seu exame crítico venha ensejar alternativas em favor da formação de professores.

Palavras-chave: Formação de professores; Desafios; Expansão; Universidades públicas.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ricardo Viana Velloso, UEMG

Mestre em Educação Cultura e Organizações Sociais pela UEMG. Especialista em Psicopedagia, Ensino de Língua Portuguesa e Direito Civil. Licenciado em Letras e Bacharel em Direito. Professor de português e literatura da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Técnico em Assuntos Educacionais da UFMG

Publicado

2012-11-28

Cómo citar

VELLOSO, Ricardo Viana. DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 427–439, 2012. DOI: 10.14244/19827199288. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/288. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Ensaios
##plugins.generic.dates.received## 2011-12-27
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-05-10
##plugins.generic.dates.published## 2012-11-28