A reciprocidade na relação professor-estudante em um curso médico que utiliza métodos ativos (The reciprocity in teacher-student’s relationship in a medical course with active methods)

Autores/as

  • Danielle Abdel Massih Pio Faculdade de Medicina de Marília (Famema)
  • Silvia Cristina Mangini Bocchi Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Botucatu, SP
  • Camila Mugnai Vieira FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
  • Mara Quaglio Chirelli Faculdade de Medicina de Marília (Famema).

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992506

Resumen

Learning in active methods, as Problem-Based Learning (PBL) and Problem-Solving, depends essentially on the link teachers-students. This research sought to understand the experiential process of medical teachers with students’ training of 1st, 2nd, 5th and 6th grade of the medical course of a Faculty in São Paulo’s interior. Semi-structured interviews were carried out and the methodological framework of Data Based Theory and the theoretical framework of Symbolic Interactionism were used. Sample was constituted by theoretical saturation, occurred in the 19th interview. The theoretical reference for the discussion of the results was Symbolic Interactionism. Article focuses on the 'Finding: Empowerment, Experience and Motivation as Permanent Enablers of Active Methods' category, specifically the sub-category 'Experiencing reciprocity in operationalizing the active method'. The study enabled to deepen the knowledge about the theoretical-practical presuppositions underlying teaching, essentially on the aspect of the teacher-student’s relationship. It is discussed how much the teacher can provide greater security to the student and, simultaneously, to have his practice strengthened. Thus, it contributes to the process of ongoing training of medical teachers and other professional categories in active methods.

Resumo
A aprendizagem em alguns métodos ativos, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a Problematização, depende essencialmente do vínculo entre professores e estudantes. A presente pesquisa teve o objetivo de compreender o processo experiencial de professores médicos com a formação profissional do estudante de Medicina de 1ª, 2a, 5a e 6a séries do curso médico de uma Faculdade do interior paulista e elaborar um modelo teórico representativo desse processo vivenciado. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas e utilizou-se o referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados. A amostra foi constituída por saturação teórica, que se deu na 19ª entrevista. O referencial teórico para a discussão dos resultados foi o Interacionismo Simbólico. Este artigo enfoca parte da categoria ‘Encontrando-se: capacitação, experiência e motivação como facilitadores permanentes dos métodos ativos’, especificamente a subcategoria ‘Vivenciando a reciprocidade ao operacionalizar o método ativo’. O estudo possibilitou aprofundar o conhecimento acerca dos pressupostos teórico-práticos subjacentes à docência, essencialmente no aspecto da relação professor-estudante. Discute-se o quanto o professor pode propiciar maior segurança ao estudante e ter sua prática fortalecida diante do seu papel nos métodos ativos. Assim, contribui para um processo essencial da formação permanente em métodos ativos de professores médicos e de demais categorias profissionais.

Resumen
El aprendizaje en algunos métodos activos, como el Aprendizaje Basado en Problemas (ABP) y la Problematización, depende esencialmente del vínculo entre profesores y estudiantes. La presente investigación tuvo el objetivo de comprender el proceso experiencial de profesores médicos con la formación profesional del estudiante de Medicina de 1ª, 2 ª, 5 ª y 6ª series del curso médico de una Facultad del interior del Estado de São Paulo y elaborar un modelo teórico representativo de ese proceso vivenciado. Se realizaron entrevistas semiestructuradas y se utilizó el referencial metodológico de la Teoría Fundamentada en los Datos. La muestra fue constituida por saturación teórica, que se dio en la 19ª entrevista. El referencial teórico para la discusión de los resultados fue el Interaccionismo Simbólico. Este artículo se centra en la categoría 'Encontrándose: capacitación, experiencia y motivación como facilitadores permanentes de los métodos activos', específicamente la subcategoría 'Vivenciando la reciprocidad al operacionalizar el método activo'. El estudio posibilitó profundizar el conocimiento acerca de los presupuestos teórico-prácticos subyacentes a la docencia, esencialmente en el aspecto de la relación profesor-estudiante. Se discute cuánto el profesor puede propiciar mayor seguridad al estudiante y tener su práctica fortalecida ante su papel en los métodos activos. Así, contribuye a un proceso esencial de la formación permanente en métodos activos de profesores médicos y de otras categorías profesionales.

Keywords: Medical education, Teacher student interaction, Teaching methods.
Palavras-chave: Educação médica, Interação professor-aluno, Métodos de ensino.
Palabras clave: Educación médica, Interacción profesor-alumno, Métodos de enseñanza.

References

AGUILAR-DA-SILVA, R. H. Professor: ser ou estar? São Paulo: Phorte, 2014. 152 p.

ALMEIDA, M. T. C.; BATISTA, N. A. Ser docente em métodos ativos de ensino- aprendizagem na formação do médico. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 35, n. 4, p. 468-476, out. /dez. 2011.

ARRUDA, M. P. et al. Educação permanente: uma estratégia metodológica para os professores da saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 32, n. 4, p. 518-524, dez. 2008.

BATISTA, N. A.; VILELA, R. Q. B.; BATISTA, S. H. S. S. Educação médica no Brasil. São Paulo: Cortez, 2015. 398 p.

BATISTA, S. H. S. S. et al. Formação em saúde: reflexões a partir dos Programas Pró-Saúde e PET-Saúde. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 19, p. 743-752, 2015. Suplemento 1.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.

CHARON, J. M. Symbolic interactionism: an introduction, an interpretation, an integration. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 2004. 205 p.

CHIRELLI, M. Q.; PIO, D. A. M.; SOARES, M. O. M. S. Competência dialógica: avaliação do desempenho no currículo integrado. Indagatio Didática, Aveiro, v. 8, n. 3, p. 109-123, out. 2016.

DELORS, J. (Ed.). Um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. Brasília: UNESCO, 2010.

DUPAS, M. A. Psicanálise e educação: construção do vínculo e desenvolvimento do pensar. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008. 162 p.

FRANCISCO, A. M.; TONHOM, S. F. R. O currículo na formação do profissional em saúde. In: MORAES, M. A. A. et al. (Org.). Avaliação nos cursos de medicina e enfermagem: perspectivas e desafios. Curitiba: CRV, 2012. p. 29-75.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 148 p.

GOMES, A. P.; REGO, S. Paulo Freire: contribuindo para pensar mudanças de estratégias no ensino de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 38, n. 3, p. 299-313, jul./set. 2014.

KOMATSU, R. S. et al. (Ed.). Guia do processo de ensino-aprendizagem: “aprender a aprender”. 4. ed. Marília: Faculdade de Medicina de Marília, 2003. 35 p.

LIMA, V. V. et al. Ativadores de processos de mudança: uma proposta orientada à transformação das práticas educacionais e da formação de profissionais de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 279-288, jan. 2015.

PICHON-RIVIÈRE, E. O processo grupal. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009. 286 p.

RÊGO, C.; BATISTA, S. H. Desenvolvimento docente nos cursos de medicina: um campo fecundo. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 36, n. 3, p. 317-324, 2012.

RIOS, I. C.; SCHRAIBER, L. B. Humanização e humanidades em medicina: a formação médica na cultura contemporânea. São Paulo: UNESP, 2012. 280 p.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento da teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 288 p.

TEÓFILO, T. J. S.; SANTOS, N. L. P.; BADUY, R. S. Apostas de mudança na educação médica: trajetórias de uma escola de medicina. Interface: Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu, v. 21, n. 60, p. 177-188, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v21n60/1807-5762-icse-1807-576220160007.pdf>. Acesso em: 4 jan. 2017.

VIEIRA, J. E.; TAMOUSAUSKAS, M. R. G. Avaliação das resistências de docentes a propostas de renovações em currículos de graduação em medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 37, n. 1, p. 32-38, jan./mar. 2013.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Danielle Abdel Massih Pio, Faculdade de Medicina de Marília (Famema)

Docente da Disciplina de Psicologia da Famema. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Botucatu, SP.

Silvia Cristina Mangini Bocchi, Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Botucatu, SP

Profa. Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Botucatu, SP. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem: Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado

Camila Mugnai Vieira, FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA

DOCENTE E CHEFE DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA FAMEMA. DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELA UNESP-MARÍLIA.

Mara Quaglio Chirelli, Faculdade de Medicina de Marília (Famema).

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo.

 

Publicado

2019-05-10

Cómo citar

PIO, D. A. M.; BOCCHI, S. C. M.; VIEIRA, C. M.; CHIRELLI, M. Q. A reciprocidade na relação professor-estudante em um curso médico que utiliza métodos ativos (The reciprocity in teacher-student’s relationship in a medical course with active methods). Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 619–631, 2019. DOI: 10.14244/198271992506. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2506. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2017-11-06
##plugins.generic.dates.accepted## 2018-11-29
##plugins.generic.dates.published## 2019-05-10