Formação e desejo de ser professor (Formation and the desire to be a teacher)

Autores/as

  • Cristóvao Giovani Burgarelli Universidade Federal de Goiás
  • Danielsie Silva do Carmo Secretaria Municipal de Educação de Jataí-GO

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991872

Resumen

How does one become a teacher? This question seems obvious a priori; it can come about with specific training at a college, leading to obtaining the required regulatory status by means of a title conferred in the form of a degree. In this article we have chosen to put aside such obviousness in an effort to understand the issue through a review of the literature involving the concepts of the unconscious, subject, desire, transfer and ethics. Therefore, a guided cross section of the works of Freud and Lacan was chosen as a basic reference.
Keywords: Formation, Subject, The unconscious, Desire.

Resumo
Como alguém se torna um professor? Essa questão a priori parece óbvia, pois esse nascimento pode se dar junto à formação profissional específica da academia, obtendo-se assim a condição regulamentar pretendida, mediante o porte de um título que materialmente se apresenta na forma de um diploma. Mas as respostas simplificadas nunca foram as mais convincentes, por isso optamos, neste artigo, por buscar apreender essa questão a partir de uma pesquisa bibliográfica em torno dos conceitos de inconsciente, sujeito, desejo, transferência e ética. Elegemos, portanto, como referencial básico um recorte orientado nas obras de Freud e Lacan.
Palavras-chave: Formação. Sujeito. Inconsciente. Desejo.

Resumen
¿Cómo una persona se convierte en un profesor? Esa cuestión a priori parece obvia, pues ese nacimiento se puede dar por medio de la formación profesional específica de una Facultad, obteniéndose así la condición reglamentaria pretendida, sancionada con la posesión de un título que materialmente se presenta en forma de un diploma. En este artículo optamos por ir más allá de tal obviedad para penetrar en esa cuestión a partir de una investigación bibliográfica alrededor de los conceptos de inconsciente, sujeto, deseo, transferencia y ética. Delimitamos, consecuentemente, como referencias teóricas básicas, un corpus orientado en las obras de Freud y Lacan.
Palabras-clave: Formación. Sujeto. Inconsciente. Deseo.

References

FREUD, S. Algumas reflexões sobre a psicologia escolar. In: ________. Totem e tabu e outros trabalhos (1913-1914). Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas completas de Sigmund Freud, vol XIII. Rio de Janeiro: Imago, 1996, p. 245-250.

FREUD, S. A história do movimento psicanalítico. In: _________. A história do movimento psicanalítico, metapsicologia e outros trabalhos (1914-1916). Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas completas de Sigmund Freud, vol XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1996, p. 01-47.

FREUD, S. Análise terminável e interminável. In: ________. Moisés e o Monoteísmo, Esboço de Psicanálise e outros trabalhos (1937-1939).  Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas completas de Sigmund Freud, vol XXIII. Rio de Janeiro: Imago, 1996, p. 239-288.

LACAN, J. O seminário, livro 5: as formações do inconsciente (1957-1958). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

LACAN, J. O seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise (1964). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

LAJONQUIÈRE, L. de. A palavra e as condições da educação escolar. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 38, n. 2, p. 455-469, abr/jun. 2013.

VOLTOLINI, R. Educação e psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Cristóvao Giovani Burgarelli, Universidade Federal de Goiás

Cristóvão Giovani Burgarelli é professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Encontra-se credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (mestrado). É pesquisador nos projetos “Entraste: subjetividade, arte e clínica” (UFG), “Outrarte: psicanálise entre ciência e arte” (Unicamp) e “Do infans ao sujeito o acontecimento do corpolinguagem  (Université Paris 8 – Vincennes-Saint-Denis, France). É psicanalista.

Danielsie Silva do Carmo, Secretaria Municipal de Educação de Jataí-GO

Danielsie Silva do Carmo é Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Jataí-GO e mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

 

Publicado

2017-11-30

Cómo citar

BURGARELLI, C. G.; CARMO, D. S. do. Formação e desejo de ser professor (Formation and the desire to be a teacher). Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 890–899, 2017. DOI: 10.14244/198271991872. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1872. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2016-09-26
##plugins.generic.dates.accepted## 2016-12-13
##plugins.generic.dates.published## 2017-11-30