O “aluno problema”: contribuições de Joel Martins (1970) para a Educação (The "problem student": contributions of Joel Martins (1970) for Education)

Autores/as

  • Andrea Soares Wuo FURB

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991707

Resumen

This article aims to discuss the concept of "student problem" by Joel Martins in his work entitled "O Psicólogo Escolar” (The School Psychologist), published in 1970 by the Revista de Psicologia Normal e Patológica do Instituto de Psicologia da  PUC/SP (Journal of Normal and Pathological Psychology of the Psychology Institute of PUC / SP). The research, based on a historiographical methodology, focused on the analysis of the ways of seeing the child, the family and the school as well as its relations to the production of the so-called "student problem". In a period that school psychology was limited to the classification and referral of students, Joel Martins (1970) questions the limits imposed by an eminently clinical-therapeutic vision of child and family, drawing attention to the inner aspects of school dynamics in the production of student difficulties.  The main aspects related to the production of the “problem student” in the work of Joel Martins (1970) were: the role of teachers in the classroom, their perception and attitudes towards the students, the expertise and knowledge about the physical, intellectual, psychological and social development of the students, the relations between school and family and the active character of children in their participation and learning process in school. As a result, Joel Martins (1970) breaks with a pathologizing view of students differences in school, bringing an important contribution to the field of Psychology of Education.

Key words: Student problem, Psychology of education.

Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir a noção de “aluno problema” apresentada por Joel Martins em seu trabalho intitulado “O Psicólogo Escolar”, publicado em 1970 pela Revista de Psicologia Normal e Patológica do Instituto de Psicologia da  PUC/SP. A pesquisa, de cunho historiográfico, teve como foco de análise os modos de ver a criança, a família e a escola e suas relações com o processo de  produção dos então denominados “alunos problema”.  Em uma época em que a psicologia escolar limitava-se à classificação e encaminhamento dos alunos, Joel Martins (1970) questiona os limites impostos por um olhar eminentemente clínico-terapêutico sobre a criança e a família, chamando atenção para os aspectos intraescolares de produção das dificuldades dos alunos, dentre os quais, destacam-se: o trabalho do professor em sala de aula e sua percepção sobre os alunos, os conhecimentos e saberes sobre a condição física, intelectual, psíquica ou social da criança, as relações entre escola e família, e o caráter ativo da criança em seu processo de participação e aprendizagem na escola.  Ao discutir a realidade do “aluno-problema” a partir de sua relação com a dinâmica escolar, o autor rompe com uma visão patologizante das diferenças na escola, trazendo importante contribuição para o campo da Psicologia da Educação.

Palavras-chave: Aluno-problema, Psicologia da educação.

References

ANTUNES, M.A.M. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicol. Esc. Educ. (Impr.),  Campinas ,  v. 12, n. 2, p. 469-475,  Dec.  2008 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200020&lng=en&nrm=iso>. Acesso em  04  de abril de  2016.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572008000200020.

ANTUNES, M.A.M. A Psicologia no Brasil no século XX: desenvolvimento científico e profissional. In: MASSIMI, M.; GUEDES, M.C. História da Psicologia no Brasil: novos estudos. São Paulo: EDUC e Cortez, 2004, p.109 -152.

ANTUNES, M.A.M. A Psicologia no Brasil: leitura histórica sobre sua constituição. São Paulo: Educ/Unimarco editora, 2003.

AZZI, E. O Instituto de Psicologia da Universidade Católica de São Paulo. Relatório de 1964/1965. RPNP. São Paulo: IPPUCSP, ano 12, n.1-2, pp.181 – 244, jan.-jun. de 1966.

BARBOSA, D. R. Contribuições para a construção da historiografia da Psicologia educacional e escolar no Brasil. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 32, n. spe, p. 104-123, 2012.   Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em  04  de abril de  2016.

BICUDO, M. A. V.; ESPÓSITO, V. H. C. Joel Martins: a coragem de ser educador.  In: GARCIA, W. (org.). Educadores brasileiros do século XX. Brasília: Plano, 2002, p. 173-200.

CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitaria, 1995.

COSTA, A. M.; SHWARCZ, L. M. 1890-1914: no tempo das certezas. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

DA MATTA, R. Relativizando: uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.

FOUCAULT, M. A Psicologia de 1850 a 1950. In: FOUCAULT, M. Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. (Coleção Ditos e Escritos, vol.1). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006, p.133-151.

FREITAS, M.C. O aluno-problema: forma social, ética e inclusão. (Coleção Educação e Saúde, vol. 1). São Paulo: Cortez, 2011.

FREITAS, M.C. Alunos rústicos, arcaicos e primitivos: o pensamento social no campo da Educação. São Paulo: Cortez, 2005.

GATTI, Bernardete A. Pós-graduação e pesquisa em educação no Brasil, 1978-1981. Cadernos de Pesquisa, n. 44, p. 3-17, 1983.

GONDRA, J. G. Modificar com brandura e prevenir com cautela - racionalidade médica e higienização da infância. In: FREITAS, M. C.; KUHLMAN Jr., M. (Org.). Os intelectuais na história da infância. São Paulo: Cortez, 2002, p. 289-318.

GRÜNSPUN, H. Distúrbios psiquiátricos da criança. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Livraria Ateneu, 1987.

GRÜNSPUN, H. A criança convulsiva: seus distúrbios de conduta. São Paulo. RPNP. São Paulo: IPPUCSP, 5 (1-2), 1959, p. 94-132.

JAY GOULD, S. A falsa medida do homem. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

LAPLANTINE, F. Antropologia da doença. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

MACHADO, R. et al. Danação da norma: a medicina social e constituição da psiquiatria no Brasil. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1978.

MARTINS, J. Um enfoque fenomenológico do currículo: educação como poiésis. (Organização de Vitória Helena Cunha Espósito). São Paulo: Cortez, 1992.

MARTINS, J. Teorias da aprendizagem e suas limitações: abordagem epistemológica. Revista Marco, 1 (1), São Paulo: Instituto de Ciências São Marcos, 1979.

MARTINS, J. O psicólogo escolar. São Paulo. RPNP. São Paulo: IPPUCSP, 16 (3-4), p. 5-96, 1970.

PATTO, M.S.H. A produção do fracasso escolar. São Paulo: T.A. Queiroz editor, 1996.

PFROMM NETTO, S. (1981). A Psicologia no Brasil. In: ANTUNES, M. A. M. (org). História da Psicologia no Brasil: primeiros ensaios. Rio de Janeiro: Ed Uerj, 2004, p. 140 -175.

RAMOS, A. A Criança Problema: a higiene mental na Escola primária. Rio de Janeiro: Livraria editora da casa do estudante do Brasil, 1939.

REVISTA DE PSICOLOGIA NORMAL E PATOLÓGICA - RPNP. São Paulo: Instituto de Psicologia da PUCSP – IPPUCSP. 1955-1973.

SAVIANI, D. O protagonismo do professor Joel Martins na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação, 30, 2005, p.21-36.

SCHWARCZ, L. M. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil -1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SILVA, S. A. I. Educação/cultura na memória de profissionais da educação: reflexões sobre experiências na escola pública paulista (1930-50). 1993. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. V. II, Anexo, Depoimento I, p. 1-34, 1993.

SILVA NETO, N. A. História da Perspectiva Fenomenológico-Existencial – Parte I. In: MASSIMI, M. (Org.). História da Psicologia no Brasil no século XX. São Paulo: EPU, 2004a, p. 57-72.

SILVA NETO, N. A. História da Perspectiva Fenomenológico-Existencial – Parte II. In: MASSIMI, M. (Org.). História da Psicologia no Brasil no século XX. São Paulo: EPU, 2004b, p. 75-85.

WUO, A. S. A criança na Revista de Psicologia Normal e Patológica do Instituto de Psicologia da PUCSP (1955-1973): um estudo sobre “ajustamento/ desajustamento”. 2009. 271f. Tese (Doutorado em Psicologia da Educação). Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, PUC-SP, São Paulo, 2009.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2017-11-30

Cómo citar

WUO, A. S. O “aluno problema”: contribuições de Joel Martins (1970) para a Educação (The "problem student": contributions of Joel Martins (1970) for Education). Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 789–803, 2017. DOI: 10.14244/198271991707. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1707. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2016-06-04
##plugins.generic.dates.accepted## 2017-02-14
##plugins.generic.dates.published## 2017-11-30