A supervisão pedagógica como prática de transformação: O lugar das narrativas profissionais

Autores/as

  • Maria Alfredo Moreira Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991380

Resumen

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991380

Este texto tem como objetivo discutir o lugar das narrativas profissionais, de natureza autobiográfica, produzidas por professores em contexto de formação pós-graduada em supervisão pedagógica. Começando pela discussão do conceito de qualidade em educação, e que radica numa concepção de educação para o desenvolvimento sustentável e para a transformação de pessoas e de contextos, a autora passa para uma análise do papel dos professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas de qualidade. Embora os contextos de educação e de formação tenham um papel determinante, os professores, principalmente através das expectativas que detêm face aos seus alunos, têm um papel crucial no combate a formas de discriminação e de exclusão nas escolas. O conceito de supervisão que informa este texto também se coloca ao serviço da qualidade em educação enunciada, ao ser tomado enquanto teoria e prática de regulação crítica e colaborativa da pedagogia e do desenvolvimento profissional, numa visão da educação para a transformação e para a sustentabilidade. O texto finaliza com a ilustração do modo como as narrativas profissionais se constituem enquanto estratégias de autossupervisão do trabalho docente num contexto de formação pós-graduada. Desenvolvidas em contextos profissionais, e estabelecendo pontes entre o conhecimento acadêmico e experiencial, elas incidem na análise dos modos como o trabalho docente se coloca (ou não) ao serviço de uma pedagogia e de um desenvolvimento profissional docente assente em valores de sustentabilidade e de transformação, identificando os constrangimentos estruturais e apontando rumos de ação.

Palavras-chave: Supervisão pedagógica, Narrativas profissionais, Sustentabilidade, Transformação.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria Alfredo Moreira, Universidade do Minho

Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, Portugal

Publicado

2015-11-25

Cómo citar

MOREIRA, M. A. A supervisão pedagógica como prática de transformação: O lugar das narrativas profissionais. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 48–63, 2015. DOI: 10.14244/198271991380. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1380. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2015-07-21
##plugins.generic.dates.accepted## 2015-08-26
##plugins.generic.dates.published## 2015-11-25