Organização e realização do processo de escolha de livros didáticos em escolas de educação básica

Autores/as

  • Lucimara Del Pozzo Basso IFSP
  • Eduardo Adolfo Terrazzan Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991210

Resumen

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991210

Este artigo estuda ações desenvolvidas pelas escolas de educação básica para o processo de escolha de livros didáticos (LD) no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Os sujeitos da pesquisa são professores em serviço de 10 escolas da rede escolar pública da cidade de Santa Maria/RS, Brasil, e o instrumento de pesquisa utilizado para a coleta de informações foi o questionário. A partir da análise das informações coletadas, concluímos que: (1) as escolas organizaram, no mínimo, uma reunião pedagógica para a seleção dos livros didáticos. Esse espaço é o único evento coletivo em que os professores trocam suas ideias e concepções e chegam ao consenso sobre as obras a serem adotadas; (2) no contexto estudado, não percebemos a participação efetiva das secretarias de educação (SMED/SMA e 8ª CRE/SEDUC/RS) em adotar medidas de orientação às escolas e aos professores para a organização da escolha do livro. O envio dos LD pelas editoras às escolas é o principal fator mobilizador do processo; (3) o tempo disponibilizado para essa atividade é insuficiente, não permitindo a análise criteriosa dos livros; (4) os professores reconhecem a importância da sua participação no processo de escolha de LD, pois os encontros/reuniões destinados para esse fim são vistos como um espaço em que eles manifestam suas ideias e opiniões.

 

Palavras-chave: PNLD, Livro didático, Anos iniciais do ensino fundamental.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Lucimara Del Pozzo Basso, IFSP

Licenciada em Pedagogia, mestre em educação. Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Eduardo Adolfo Terrazzan, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), é professor associado do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da UFSM (Núcleo de Estudos em Educação, Ciência e Cultura e Programa de Pós-Graduação em Educação), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

2015-11-26

Cómo citar

BASSO, L. D. P.; TERRAZZAN, E. A. Organização e realização do processo de escolha de livros didáticos em escolas de educação básica. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 256–272, 2015. DOI: 10.14244/198271991210. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1210. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2014-12-09
##plugins.generic.dates.accepted## 2015-07-17
##plugins.generic.dates.published## 2015-11-26