MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO E EDUCAÇÃO: REFERÊNCIAS PARA ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores/as

  • Salomão Mufarrej Hage UFPA

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991018

Resumen

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991018

O artigo pauta a discussão sobre a ação dos movimentos sociais e organizações sindicais do campo para assegurar o direito à educação para as populações que vivem no meio rural, apresentando referências para análise de políticas de educação superior. Sua construção é resultante dos estudos do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia sobre o Movimento da Educação do Campo, referenciando-se na concepção de Educação do Campo construída nos últimos quinze anos e no referencial teórico de análise que a fundamenta, buscando evidenciar as conexões dos fatos do momento atual com a materialidade que os determina, as contradições e as tendências de sua transformação, assegurando a relação entre específico e geral, entre particular e universal. Ao destacar conquistas importantes desse movimento como: o fortalecimento da articulação entre os diferentes sujeitos coletivos e as organizações que lutam pela Educação do Campo, com a ampliação dos fóruns estaduais e a criação do Fórum Nacional de Educação do Campo; a definição de marcos legais para dar suporte a essas lutas; e a implementação de programas educacionais para atender os sujeitos do campo na educação básica e superior; o artigo evidencia o protagonismo das organizações dos trabalhadores do campo para superar as condições precárias de vida e de educação existentes no meio rural, em meio ao processo de regulação que se institui na relação com o Estado, especialmente na disputa de concepções e políticas públicas de educação em meio à dinâmica da luta de classes no campo.

Palavras-Chaves: Educação do campo, Movimentos sociais, Políticas educacionais, Educação superior

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Salomão Mufarrej Hage, UFPA

Doutor em Educação pela PUC de São Paulo, professor do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ) e integra a Coordenação do Fórum Paraense de Educação do Campo. E-mail: salomao_hage@yahoo.com.br

Publicado

2014-05-01

Cómo citar

HAGE, S. M. MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO E EDUCAÇÃO: REFERÊNCIAS PARA ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 133–150, 2014. DOI: 10.14244/198271991018. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1018. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2014-04-08
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-05-01
##plugins.generic.dates.published## 2014-05-01