Casos de Ensino: Teatro do Oprimido como ato de resistência

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6787

Keywords:

Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Teatro do Oprimido, Casos de Ensino, Pesquisa-formação.

Abstract

Apresentamos um recorte de uma investigação em desenvolvimento ancorada em pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica. Utilizamos os Casos de Ensino como dispositivo de pesquisa-formação. Por meio de um projeto de pesquisa e extensão, os participantes foram convidados a narrar e socializar suas experiências pedagógicas em um espaço coletivo. Como referencial norteador, recorremos aos estudos freirianos para discutir a relação entre oprimido e opressor. Neste artigo, apresentamos e discutimos um dos Casos de Ensino narrados por um professor de Artes a partir da sua experiência com a produção do texto dramático com o Teatro do Oprimido em sala de aula. Como referencial, recorremos aos estudos freirianos para discutir a relação entre oprimido e opresso. O docente atua na rede pública, em turmas do Ensino Médio, na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Objetivamos problematizar as dimensões do reconhecimento e da resistência de situações de opressão vivenciadas pelos estudantes, do ponto de vista narrado pelo professor. A análise foi baseada na interpretação-compreensiva dos relatos, evidenciando a dimensão referente ao Ensino de Teatro na EJAI e ao planejamento da prática pedagógica. As conclusões direcionam para uma epistemologia do sujeito biográfico que aporta, nas narrativas, processos formativos produzidos por uma reflexão a partir do processo criativo com o texto teatral. Os resultados também revelam a potência dos Casos de Ensino como dispositivo formativo e investigativo.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Claudia Starling, UFMG

Professora Adjunta de Didática (UFMG/FaE-DMTE). Atualmente, coordenadora do PROMESTRE/ UFMG (Mestrado Profissional em Educação e Docência). Integrante do Programa de Pós-graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação (PPGE-FAE) Pós doutoranda na Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Pós-doutorado pelo programa PNPD/CAPES pela UFMG. Doutora em Educação (FaE/UFMG), com estágio sanduíche na Ohio State University (EUA/2013-2014 - CAPES) Mestre em Educação (FAE/UFMG). Na Educação Básica, experiência na Direção, Coordenação e Docência. Participa dos grupos de pesquisa Didaktikè e GESTRADO (Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente). Integra a equipe de Coordenação do Grupo de Pesquisa LapenSi (Laboratório de Pesquisa em Experiências de Formação e Narrativas de Si /UFMG). Desenvolve e orienta pesquisas no campo da Didática, Ensino, Docência, Prática Pedagógica. Formação de Professores. Pesquisa (auto)biográfica e Casos de Ensino.

Elizeu Clementino de Souza, UNEB

Pesquisador 1C CNPq, Pós-doutor em Educação (FESUP), Pós-doutor em Educação pela Université Paris 13 - Sorbenne Paris Cité (em curso), Doutor em Educação (UFBA), com Doutorado Sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal. Professor Titular Pleno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Líder do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral. E-mail: esclementino@uol.com.br ou  elizeu.clementino@pq.cnpq.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4145-1460

Emanoel Nogueira Ramos , UFMG

Doutorando em Educação (UFMG).Mestre em Educação pela Université Paris VIII - Vincennes Saint Denis (2013). Licenciado em Teatro pela UFBA (2003) e em Pedagogia pela UNINTER (2019). 

References

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Diretrizes curriculares nacionais para a educação de jovens e adultos. Brasília: MEC, 2000.

BARBIER, R. A Pesquisa-ação. Tradução: Lucie Didio. 2. ed. Brasília: Liber livro, 2001.

BOAL, A. Teatro do Oprimido e outras políticas. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

CASTRO-POZO, T. As redes dos oprimidos: experiências populares de multiplicação teatral. São Paulo: Perspectiva: Cesa: Fapesp, 2011.

DELORY-MOMBERGER, C. Fundamentos Epistemológicos da Pesquisa biográfica em educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 333-346, 2011.

DESROCHE, H. Apprentissage. Entreprendre d´apprendre. D´une autobiographie raisonnée aux projets d´une recherche-action. Paris: Éditions Ouvrières, 1991.

EXTREMERA, M. M. O.; CAVALCANTE, M. M. S. Casos didácticos: notas sobre una estrategia de investigación y formación para docentes. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. 1-18, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017.

HERBERT, S. P. Cidadania. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 67-68.

JOSSO, M-C. Cheminer vers soi. Suisse: Editions l´Age d´Homme, 1991.

JOSSO, M-C. Experiências de vida e formação. Tradução: José Claudino e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MEIRINHOS, M.; OSÓRIO, A. O estudo de caso como estratégia de investigação em educação. EDUSER: revista de educação, [s.l.], v. 2, n. 2, p. 49-65, 2010. Inovação, Investigação em Educação.

NONO, M. A.; MIZUKAMI, M. G. N. Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente. R. Bras. Est. Pedag., Brasília, v. 83, n. 203/204/205, p. 72-84, jan./dez. 2002.

PASSEGI, M. C. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: Do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 67-86, 2016.

PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

PINEAU, G. Emergência de um Paradigma Antropoformador de Pesquisa-Ação¬-Formação Transdisciplinar. Saúde e Sociedade, [s.l.], v. 14, n. 3, p. 102-110, set./dez. 2005.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 77-91.

SOUZA, E. C. de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 39-50, 2014.

Published

2024-10-13

How to Cite

STARLING, C.; CLEMENTINO DE SOUZA, E. .; NOGUEIRA RAMOS , E. . Casos de Ensino: Teatro do Oprimido como ato de resistência. Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6787121, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6787. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6787. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

To Think about Teaching in Basic Education
##plugins.generic.dates.received## 2024-02-26
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-07-02
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-13