Análise sobre os fatores que impactam a qualidade da educação básica dos municípios brasileiros

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5992

Keywords:

c

Abstract

À luz da literatura e da relevância da educação como motor propulsor para o desenvolvimento de uma nação, o presente estudo objetivou analisar fatores que, de forma integrada, exercem influência sobre a qualidade da educação básica, a partir do Ideb, no intuito de oferecer subsídio para acompanhamento e controle com vistas à qualidade do gasto púbico em educação. Nesse interim, buscou-se analisar a associação entre fatores de governança, socioeconômicos e políticas públicas educacionais e o Ideb auferido nos municípios brasileiros, no período de 2017 e 2019. Ademais, com metodologia de natureza quantitativa, explicativa, utilizou-se o modelo estatístico Tobit. Com base na análise dos dados, infere-se que fatores de governança na gestão municipal, políticas públicas educacionais e capacidade econômica da população estão positivamente associadas ao desempenho educacional. No tocante ao nível de pobreza da região  a variável mostrou-se inversamente relacionada ao desempenho da educação. A variável orçamento, apontou uma associação negativa em relação ao Ideb, mostrando que municípios que gastaram menos alcançaram melhores resultados educacionais, revelando que o volume de gastos, por si só, não é determinante para aumentar a qualidade da educaçao. Assim, os resultados surgem como intrumento de apoio e contribuição prática, tanto para a literatura, quanto para os gestores públicos, auxiliando-os na tomada de decisão, no tocante à melhoria  do gasto público em educação, no Brasil, sugerindo que a melhora dos índices educacionais requer uma análise multifatorial, incluindo renda, capacidade de gestão, polítcas públicas educacionais.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Sara Ferreira Santos, Fucape Business School

Metre em Ciências Contábeis

Published

2024-10-25

How to Cite

SANTOS, S. F. . Análise sobre os fatores que impactam a qualidade da educação básica dos municípios brasileiros. Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5992158, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.5992. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5992. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-10
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-10-25
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-25