“Fronteiras da convivência”: pós-graduação, covid-19 e trabalho pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5970Keywords:
cAbstract
Vive-se um momento delicado na história humana, gerado pela pandemia por Covid-19, ou seja, um estado de calamidade pública que afetou de alguma maneira a vida. Um dos aspectos que exigiu redimensionamento foi à educação formal, já que se suspendeu as atividades presenciais e se propôs a continuidade por meio do ensino remoto. Em decorrência, em todos os níveis, foram propostas alternativas, reorganizações e desafios para o encaminhamento do trabalho pedagógico. Assim, este estudo objetiva-se compreender como professores de um Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica descrevem e analisam, em seus discursos, os impactos da pandemia no seu trabalho pedagógico. Como técnica de produção de dados, aplicou-se questionário on-line, tendo por fundamento a Análise dos Movimentos de Sentidos. O texto abrange a) considerações iniciais e teóricas sobre a pós-graduação e, nela, o trabalho pedagógico; b) aspectos teóricos e metodológicos; c) análise dos dados da pesquisa e; d) sínteses conclusivas. A partir da noção de “fronteiras de convivência”, sistematizou-se sentidos relativos à reorganização no planejamento e metodologias, desafios, intensificação e precarização, cumprimento de atividades cotidianas e dificuldades da produção do conhecimento. Constatou-se que, em virtude de a pandemia ter sido arrebatadora mundialmente, não deu tempo para os professores conflagrarem interinamente as relações fronteiriças possíveis no binômio trabalho e educação. Talvez e, por este motivo, os sujeitos da pesquisa não viveram na plenitude o seu tempo, tampouco tendo espaço e tempo para compreender também as interfaces entre as atividades e a convivência na produção do conhecimento.
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##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14