Análise de materiais didáticos para Educação a Distância à luz da pedagogia dos multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995925Abstract
Com o advento das tecnologias de informação e comunicação, foram identificadas na sociedade novas formas de se comunicar e relacionar. A educação é feita por meio da interação e, consequentemente, esses novos modelos de intercomunicação afetam o processo de ensino e aprendizagem. A Pedagogia dos Multiletramentos defende a multimodalidade e a multiculturalidade para um ensino que crie no discente o pensamento crítico e de independência na construção do seu aprendizado. Portanto, o estudo visa trazer o estado da arte acerca dos temas Pedagogia dos Multiletramentos, dos autores Cope e Kalantzis (2000), Rojo (2012); e Material Didático, com os autores Filatro e Cairo (2015), Hissa e Araújo (2020). A pesquisa tem o objetivo de analisar se existem características da Pedagogia dos Multiletramentos em materiais didáticos de disciplinas a distância de cursos de graduação da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Com isso, foi possível mapear e encontrar as áreas que mais enfatizam esse tema, assim como a área que está em deficiência na sua discussão. A partir desse estudo foi possível identificar as lacunas nas disciplinas analisadas quanto à utilização da Pedagogia dos Multiletramentos na construção do material didático.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Brunelly Félix Cordeiro, Julia Larré, Érica de Souza Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.published## 2024-08-01