Didáctica Magna: contribuições para a escola da primeira infância na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5600Keywords:
cAbstract
Este texto, de cunho bibliográfico, teve como objetivo refletir sobre o pensamento didático-pedagógico do educador Tcheco João Amós Comênio, contido na obra Didáctica Magna – Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos, escrita em 1957. Considera-se que aproximações importantes podem ser feitas, para a reflexão sobre a prática, de futuros professores da escola da primeira infância contemporânea. A obra estudada trata-se, segundo o próprio autor, de um tratado sobre a “arte de ensinar”, a fim de que se tenha êxito, ao ensinar “tudo a todos”. Em uma época em que não existiam currículos sistematizados, Comênio propôs a construção de um programa de ensino com adoção de hierarquia de conhecimentos e de graus de ensino, com um plano orgânico de estudos, e um modo de ensinar as crianças tal, que se obtenha bons resultados na aprendizagem, despertando sua atenção para o aprendizado, estimulando-a a permanecer atenta ao que se ensina. Conclui-se que a proposta da obra de Comênio, a saber, desenvolver na mente infantil o princípio e as bases de uma instrução universal desde os primeiros anos de vida escolar, torna-se elemento interessante a ser apresentado a cada aspirante a professor, para que tome conhecimento, e se debruce em uma leitura mais detalhada da obra, refletindo sobre a possibilidade de incorporá-la à sua vida e à sua prática profissional.
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##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14