Interfaces entre Educação e Covid-19: o estado da arte da produção científica
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5448Keywords:
Educação, Covid-19, Ensino remoto, Tecnologias Digitais da Informação e ComunicaçãoAbstract
O artigo trata da Educação no contexto da pandemia causada pela Covid-19, que acarretou o isolamento social e a suspensão das aulas presenciais. Objetivou analisar o conhecimento científico produzido a respeito da pandemia de Covid-19 na interface com a educação formal, no primeiro semestre da pandemia. Para isso, realizou-se um estudo do tipo bibliográfico, amparado metodologicamente no Estado da Arte, que consultou a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e a Scientific Electronic Library Online com a utilização dos descritores “Educação” e “Covid-19”. Os resultados identificaram apenas seis produtos – três editoriais e três artigos –, o que demonstra que, no campo da educação formal, pouco havia se publicado sobre a temática. Ainda que escassa a produção existente em termos quantitativos nos primeiros seis meses de pandemia, a pesquisa possibilitou reflexões acerca do novo panorama educacional estabelecido desde a imposição do distanciamento social, que transitava por tensões que permeavam o ensino remoto; a programação de retorno às aulas presenciais; e as aulas práticas em Saúde. Concluiu-se que há urgência na produção de conhecimento que possibilite aprofundar cientificamente as discussões acerca das nuances da pandemia no contexto educacional, especialmente no tocante ao questionável emprego do ensino remoto.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Vanusa Nascimento Sabino Neves, Lia Machado Fiuza Fialho, Charliton José dos Santos Machado, Raquel do Nascimento Sabino
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-08-03
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-24