Violência intrafamiliar sob a percepção dos profissionais da educação: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995406Keywords:
cAbstract
A violência intrafamiliar contra a criança, se torna cada vez mais recorrente dentro dos lares. Caracteriza-se como toda ação ou omissão praticada por familiar ou responsável, que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade, e o direito ao pleno desenvolvimento da criança. Instituições educacionais tornam-se um local adequado para a detecção e prevenção desses casos. O objetivo deste estudo foi compreender a percepção dos professores sobre a violência intrafamiliar contra a criança. Foi realizada uma revisão sistemática, consultadas nas bases de dados científicas, Pubmed, Lilacs, Pepsic, Scielo, Google Acadêmico, e utilizados os seguintes descritores, violência doméstica AND professores AND crianças; domestic violence AND teachers AND children. Selecionaram-se 16 artigos, no período de 2010 a 2020. Destaca-se que grande parte dos professores compreendem a violência intrafamiliar na modalidade física e psicológica. Isso se dá pelo fato de que uma agressão física na criança em muitos casos fica visível, tendo mais facilidade de identificação. As escolas em geral sabem como proceder em casos de violência contra a criança, mas os professores se sentem inseguros para lidar com a situação, até mesmo pela limitação do conhecimento sobre o assunto. Conclui-se que compreender a percepção dos professores em relação à violência doméstica possibilita questionar e apontar como muitos destes profissionais e instituições escolares ainda estão despreparados para atuar diante dessa demanda e que é preciso disponibilizar meios sobre como abordar e do que se trata a violência contra a criança, informando a maneira de agir e lidar com essa temática.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Gabriela Luchetti dos Santos, Bianca Stafany Dias de Jorge, Jeferson de Souza Sá , Rute Grossi-Milani
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-08-03
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-28