Associação da Bibliometria e do Estado de Arte como Metodologias para Elaboração de Recortes Temporais
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995328Keywords:
cAbstract
Este artigo buscou desenvolver uma metodologia consistente para a elaboração de um Recorte Temporal para temas ligados à educação, não deixando o pesquisador sujeito ao apego às suas pré-concepções sobre o tema da pesquisa. Para isto, este artigo faz a junção de elementos de duas metodologias que aparentemente são muito distintas, Estado da Arte e Análise Bibliométrica, na elaboração de uma metodologia para análises de um determinado tema da área da educação na forma de um Recorte Temporal. Para realizar o levantamento dos textos a serem qualitativamente analisados, utiliza-se os seguintes elementos da elaboração de um Estado da Arte: a definição temporal da pesquisa, a escolha de uma base bibliográfica e a apresentação dos resultados na forma de um panorama. Com os textos da base bibliográfica definida, a análise bibliométrica levantará o número de citações de cada texto, a média anual de citações de cada texto, a distribuição dos textos ao longo do período de análise e a distribuição dos textos pelos periódicos em que foram publicados. De forma paralela, também pode-se analisar dados com os indicadores de relevância dos textos publicados, os principais temas aos quais o tema da pesquisa foi associado e as principais revistas que publicaram artigos sobre o tema da pesquisa. Com estes passos, cria-se uma metodologia consistente para elaboração de um Recorte Temporal.
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Copyright (c) 2024 Renato Alexandre Oliveira Candido
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##plugins.generic.dates.published## 2024-07-28