A Metanálise na pesquisa de abordagem Qualitativa: história, conceitos e etapas
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994842Keywords:
cAbstract
Esta investigação apresenta a temática da metanálise como uma técnica de análise de dados em pesquisa de abordagem qualitativa, na qual o pesquisador adota um novo enfoque ao reunir resultados e conclusões de análises primárias. Teve por objetivo descrever e sugerir indicações para a realização da Metanálise como uma possibilidade para analisar dados qualitativos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica realizada em artigos, livros, teses e dissertações. A partir do estudo realizado, são recomendados cuidados na aplicação com relação à tendenciosidade dos dados e à sua adequação aos objetivos estimando maior precisão os efeitos dos tratamentos, ajustando-os à heterogeneidade do corpus de análise. Conclui-se que, como toda técnica, a Metanálise não é uma panaceia ou que justifique-se por si só, sem considerar as relações internas da estrutura de uma pesquisa, mas apresenta óbvias vantagens na relação custo/benefício, trazendo maior rigor e credibilidade aos resultados.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Ronualdo Marques, Jacques de Lima Ferreira, Marilia Andrade Torales Campos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-08-19
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25