Sob o olhar que acolhe: sensibilidade e (in)compreensão na escola
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994794Keywords:
cAbstract
Este artigo, de natureza teórica e documental, é um exercício de compreensão e sensibilidade para professores por meio de um enredo muito particular. Optou-se pelo filme “Como estrelas na Terra – Toda criança é especial” (2007), dirigido por Aamir Khan, que projeta caminhos para refletir sobre as ações de acolhimento no ambiente escolar. Com ele, espera-se pensar maneiras de despertar o olhar compreensivo de docentes para alunos com as mais diversas condições físicas e/ou neuropsicológicas, tendo em vista que a experiência de trabalho compartilhada entre professores oferece espaço privilegiado para reflexões como essa. Para a presente pesquisa, considera-se que os enredos fílmicos podem contribuir para repensar e compreender a educação; os subsídios teóricos para o debate estão atrelados ao conceito de pensamento complexo de Edgar Morin, ao tratar da sensibilidade e compreensão. A percepção adotada é a de que os enredos podem oferecer a oportunidade de pensar as diferentes condições que os alunos apresentam na escola e ilustrar caminhos para acolher essas crianças com dignidade e respeito. O filme pode auxiliar os envolvidos a partir de uma educação que promove a transição do olhar excludente para o olhar acolhedor, nesse sentido oferece a possibilidade de ampliar e enriquecer uma discussão urgente.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Maria Matilde Matilde Antonelli, Cleide Rita Silvério Almeida, Saulo de Oliveira Pena
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-03-16
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-26