Tecendo redes de afeto: contexto educacional na prisão em Rio Grande
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994701Keywords:
cAbstract
Trabalho e educação nos espaços de privação de liberdade é o tema central deste artigo que busca compreender o trabalho das mulheres que atuam com educação nestes espaços, compreendendo as diferentes identidades e culturas que as entrelaçam. A denúncia dos Estudos Feministas ao longo dos anos demonstram que as mulheres vivenciam a estrutura patriarcal em casa, no trabalho, na religião, nas relações familiares, sociais e profissionais. Esse acumulo de conhecimento já sistematizado nos levaram as seguintes perguntas: Quem são as mulheres trabalhadoras que atuam em espaços de privação de liberdade? Quais são os pré-requisitos e conhecimentos para essas profissionais atuarem nestes espaços e como as situações de opressão vivenciadas no cotidiano profissional afetam o desenvolvimento do seu trabalho? A pesquisa, de cunho etnográfico e dialético, parte da experiência das mulheres e de suas falas, considerando sua trajetória em seu espaço de trabalho: um presídio localizado no Estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Rio Grande, conhecido como PERG. O artigo nos permite concluir que, ainda que estejamos partindo das relações de um presídio misto, ou seja, ocupado por homens e mulheres, também falamos de um lugar pensado por homens e para homens.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Raylene Barbosa Moreira , Amanda Motta Castro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-12-15
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-24