Diagnosis of prison education policy in Brazil (2020): the challenge of universalization

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994696

Keywords:

Education in prisons, Youth and Adult Education (EJA), Diagnosis of Education in Prisons, National Penitentiary Department (DEPEN).

Abstract

This article presents the progress made and the challenges to be faced in order to universalize education in Brazilian prisons. Initially we trace a panorama of imprisonment and profile of detainees, before dialoguing with the principal legislation regarding education in spaces of deprivation of liberty. Thereafter we demonstrate the educational indicators based on the Technical Note n. º 14/2020/DEPEN/MJ, which was based on information rendered by the states and the Federal Penitentiary System to the National Penitentiary Department. Amongst the results, we point to the increase in the number of participants in educational actions, in prisons to the order of 276% between the years 2012 and 2019; the creation of a system of Ranking based on participation in educational activities in Brazilian prisons, which highlights the protagonism of some states in increasing the enrolment and participation rates in educational activities in absolute numbers and in comparison with others which record low performance or negative results. In synthesis, it is possible to affirm that some states have invested in promoting educational activities for detainees, despite the fact that this policy is developed in a context of overpopulation and violation of those rights, which the sentence does not affect, and their negative reflexes on the educational process. Finally, we consider that the path leading to the universalization of education in prisons still requires greater investment on the part of DEPEN, both in fomenting and in monitoring this policy which aims to guarantee the right to education of all detainees in Brazil.

 

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Author Biographies

Eli Narciso da Silva Torres, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Socióloga e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP/Brasil. Servidora do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN/MJSP) e Pesquisadora do FOCUS (Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade) na FE/UNICAMP - Brasil. É Editora-chefe da Revista Brasileira de Execução Penal (RBEP/Depen/MJSP). Possui experiência profissional e produções acadêmicas nas áreas de Execução Penal, Tratamento Penitenciário,  Direitos Humanos com ênfase na Execução Penal, Segurança Pública e Crime Organizado, Gestão e Políticas para o Sistema Prisional com especial atenção à Educação e remição de pena em Prisões. As publicações mais recentes incluem os artigos: A remição de pena pelo estudo no congresso nacional: militância, lobbies e redes para a aprovação do dispositivo jurídico no Brasil (2019); Vidas Negras: Um Panorama sobre os dados de encarceramento e homicídios de jovens negros no Brasil (2018);  Punição, sujeito e poder: uma analítica foucaultiana (2019); A máquina de contar dias é a mesma de moer gente: educação, remição de pena e a dinâmica penitenciária (2020) e o livro Prisão, Educação e Remição de Pena no Brasil. Editora Paco, 2019.

Timothy Denis Ireland, Universidade Federal da Paraíba

Professor titular da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, onde faz parte dos Programas de Pós-Graduação em Educação, desde 1979, e em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas, desde 2011. É doutor em Educação pela Universidade de Manchester, Inglaterra, com graduação em Letras e Língua Inglesas pela Universidade de Edimburgo, Escócia. Atualmente coordena a Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos. Foi Diretor da Educação de Jovens e Adultos na SECAD/MEC, de 2004-2007 e ponto focal para a organização da CONFINTEA VI (2009) na representação da UNESCO em Brasília de 2008-2011. Suas principais áreas de pesquisa se relacionam com educação em prisões, políticas nacionais e internacionais de aprendizagem e educação de jovens e adultos, educação popular e a utilização de mídias digitais em processos de alfabetização. Seus livros mais recentes incluem Educação em Retrospectiva: 60 anos de CONFINTEA (inglês, espanhol e português), publicado pela UNESCO em 2014, Education and other modes of thinking in Latin America (Routledge, 2016) com Robert Aman e Educational Alternatives in Latin America: new modes of counter-hegemonic learning (Palgrave Macmillan, 2019) também com Robert Aman e GRAMSCI VE HALK E??T?M? - Brezilya Deneyimi Üzerine Dü?ünceler (Antonio Gramsci and Adult Education: Reflections on the Brazilian Experience),  Ankara (Turquia): TÖZ,  2020.

Susana Inês de Almeida, Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN/MJSP)

Graduada em Sociologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, especialista em Gestão Social e em Gestão de Sistemas Prisionais, é servidora do Departamento Penitenciário Nacional/ Ministério da Justiça e Segurança Pública (Depen/MJSP) e atua diretamente na produção de política Penitenciária. É membro do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT) e já atuou, no Depen, como Coordenadora de Políticas para Mulheres e Diversidades, como Coordenadora de Educação, Cultura e Esporte e como Coordenadora-Geral de Cidadania e Alternativas Penais.

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Published

2021-03-24

How to Cite

TORRES, E. N. da S. .; IRELAND, T. D.; ALMEIDA, S. I. de . Diagnosis of prison education policy in Brazil (2020): the challenge of universalization. Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 15, p. e4696024, 2021. DOI: 10.14244/198271994696. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4696. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê Educação em prisões: experiências educativas, formação de professores e de agentes socioeducativos
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