The citizen deprived of liberty and the universalization of education provided for in the Brazilian Federal Constitution

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994654

Keywords:

Feather evolution, Prison system, Right to education, Access to education.

Abstract

This article presents as it is theme the citizen deprived of liberty who remains the holder of all fundamental rights not achieved by the sentence or by the law, as established by the Criminal Execution Law (LEP). Except for the right to come and go, and also political rights, the prisoner maintains the rights like any other citizen. Having said that, this article adheres exclusively to the right to education and its consolidation in the legal system and in the social body. The study brings the history of the prison system, the dynamics of power, the evolution of educational legislation dedicated to the convict and the practical obstacles to its implementation. The objective is to understand the prison system and the mechanisms that keep it as we know it, in addition to describing its effectiveness in the prisoner's right to education. The methodology used is based on the literature review, which uses theorists such as: Beccaria (1959), Wacquant (1999) and Foucault (2004), based on academic research carried out between 2013 and 2017, and with the inclusion of other authors. It is concluded that, although there is a legal provision, there are historical, cultural, material and pedagogical obstacles that mean that the detainees do not actually have access to education in a universalized way, as established by the national legislation.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Gislaine de Oliveira Spínola, Universidade Norte do Paraná

Advogada, docente do curso de Direito da Universidade Pitágoras, Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias.

Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Universidade Norte do Paraná - Unopar

Licenciada em Ciências e Matemática

Doutora em Educação para a Ciência e Matemática - UEM - PR

Docente do Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias

References

ALMEIDA, Guilherme Rosa. Educação no sistema carcerário: entre privilégios e direitos. In: Fórum de Educação e Diversidade, 6. 2014, Tangará da Serra (MT). Disponível em: https://www.academia.edu/8395820/EDUCA%C3%87%C3%83O_NO_SISTEMA_PENITENCI%C3%81RIO_ENTRE_PRIVIL%C3%89GIOS_E_DIREITOS. Acesso em: 08 jun. 2017.

ANDRADE, Fábio Coutinho de. "Broken windows theory" ou teoria das janelas quebradas. Revista Jus Navigandi. Teresina, ano 16, nº 2811, 13 mar. 2011. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/18690. Acesso em: 10 dez. 2021.

ASSIS, Rafael Damasceno. A realidade atual do sistema penitenciário brasileiro. 2008. Disponível em: http://www.cjf.jus.br/ojs2/index.php/revcej/article/view/949/1122. Acesso em: 04 mar. 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016, 229 p.

BECCARIA, Cesare Bonesana. Dos delitos e das penas. Tradução Paulo M. Oliveira. 6. ed. São Paulo: Atena, 1959.

BRASIL. Ministério da Justiça. Lei nº 7 210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jul. 1984. p. 10227. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7210compilado.htm. Acesso em: 10 nov. 2017.

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário oficial da União, Brasília, DF, 05 out. 1988. Seção 1, p. 1-32. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 maio 2018.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. p. 27833. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 28 nov. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. 1998. Disponível em: http//portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 10 nov. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2001. p. 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 07 nov. 2017.

BRASIL. Ministério da Justiça. Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Resolução nº 03, de 11 de março de 2009. Dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para a Oferta de Educação nos estabelecimentos penais. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 25 mar. 2009. Seção 1, p. 22-23. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10028-resolucao-3-2009-secadi&category_slug=fevereiro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 jul. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 02, de 19 de maio de 2010. Dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 maio 2010. Seção 1, p. 20. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5142-rceb002-10&category_slug=maio-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 jul. 2017.

BRASIL. Ministério da Justiça. Ministério da Educação. Lei nº 12.433, de 29 de junho de 2011. Altera a Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984 (Lei de Execução Penal), para dispor sobre a remição de parte do tempo de execução da pena por estudo ou por trabalho. Diário oficial da União. Brasília, DF, 30 jun. 2011a. p. 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12433.htm. Acesso em: 10 abr. 2018.

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Recomendação nº 44, de 26 de novembro de 2013. Dispõe sobre atividades educacionais complementares para fins de remição da pena pelo estudo e estabelece critérios para a admissão pela leitura. Diário de Justiça Eletrônico. Brasília, DF, nº 224, 27 nov. 2013. p. 2. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/files//recomendacao/recomendacao_44_26112013_27112013160533.pdf. Acesso em: 13 jul. 2017.

BRASIL. Ministério da Justiça. Presidência da República. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Ministério da Educação. Lei nº 13.163, de 09 de setembro de 2015. Modifica a Lei no 7.210, de 11 de julho de 1984 – Lei de Execução Penal, para instituir o ensino médio nas penitenciárias. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 10 set. 2015. p. 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13163.htm. Acesso em: 20 maio 2018.

BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Departamento Penitenciário Nacional. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias: INFOPEN. Atualização – junho de 2016. Brasília, DF: MJ; DEPEN, 2017. Disponível em: http://depen.gov.br/DEPEN/depen/sisdepen/infopen/Infopenjun2016.pdf. Acesso em: 10 jul. 2017.

COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda; CARVALHO, Edward Rocha. Teoria das janelas quebradas: e se a pedra vem de dentro? 2006. Disponível em: http://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/11716-11716-1-PB.htm. Acesso em: 02 mar. 2018.

FERNANDES, Linimar Aguiar. Um estudo sobre o ensino de estatística nas prisões. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3279/1/LD_PPGMAT_M_Fernandes%2c%20Linimar%20Aguiar_2017.pdf. Acesso em: 10 nov. 2018.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Tradução Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2004.

GAZIER, Bernard. A crise de 1929. Tradução Júlia Rosa Simões. São Paulo: L&PM Pocket, 2009.

GRECO, Rogério. Curso de Direito Penal: Parte Geral. 4 ª ed. rev., atual e ampl. Rio de Janeiro: Impetus, vol.1, 2011.

HOBBES, Thomas. Leviatã: ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. 20. ed. São Paulo: Martin Claret, 2006.

HOBSBAWM, Eric John Ernest. A era das revoluções. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIMA, Daniela de. A Ditadura Militar, a Redemocratização e a Democracia Representativa no Brasil. Revista Jurídica, Blumenau, vol. 31, n. 16, p.75-92, jan. 2012. Disponível em: file:///C:/Users/User/Documents/Daniela%20Lima%20redemocratiza%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 23 mar. 2018.

LOCKE, John. Dois tratados sobre o governo civil. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MACHADO, Nicaela Olímpia; GUIMARÃES, Issac Sabbá. A realidade do sistema prisional brasileiro e o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Revista Eletrônica de Iniciação Científica. Itajaí, v. 1, n. 5, p. 566-581, jan./mar. 2014. Disponível em: https://www.univali.br/graduacao/direito-itajai/publicacoes/revista-de-iniciacao-cientifica-ricc/edicoes/Lists/Artigos/Attachments/1008/Arquivo%2030.pdf. Acesso em: 03 mar. 2018.

MONTESQUIEU, Charles Louis de Secondat. Do espírito das leis. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

OLIVEIRA, Carolina Bessa Ferreira. A educação escolar nas prisões: uma análise a partir das representações dos presos da penitenciária de Uberlândia (MG). 2013. Educação e Pesquisa, São Paulo, vol. 39, n. 4, p. 955-967, out./dez. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v39n4/aop894.pdf. Acesso em: 07 jun. 2017.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. A prisão: instituição educativa? Cadernos CEDES [online]. 2016, v. 36, n. 98, pp. 43-59. Disponível em: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622016162569. Acesso em 15 jul.2021.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris, 10 dez. 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.htm. Acesso em: 06 fev. 2018.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Conselho Econômico e Social das Nações Unidas. Regras Mínimas para o Tratamento dos Reclusos. 1955. Disponível em: http://www.mpf.mp.br/atuacao-tematica/pfdc/institucional/legislacao2/sistema-prisional/docs/sistema-prisional/regras_minimas.pdf. Acesso em: 06 mar. 2018.

PRADO, Geraldo. Sistema acusatório. 2. ed. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2001.

PRADO, Monique Rodrigues do. O fetiche punitivista: bandido bom é bandido morto? Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/noticias/o-fetiche-punitivista-bandido-bom-e-bandido-morto/. Acesso em: 15 abr. 2020.

PROENÇA, Débora Maria. Remição pela leitura: o letramento literário ressignificando a educação na prisão. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2015. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1639/1/LD_PPGEN_M_Proen%C3%A7a%2C%20Debora%20Maria_2015.pdf. Acesso em: 15 abr. 2018.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ROTHBERG, Danilo. Aprender a aprender, educação superior e desenvolvimento moral. Psicologia USP, vol. 17, p. 85-111, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/ct4Pnhs6xgHYMhsmssNJKwS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2021.

SANTOS, Willian Lima. O papel do pedagogo dentro do sistema penitenciário. Revista Científica da FASETE, vol. 9, p. 102-113, 2015. Disponível em: http://fasete.edu.br/revistarios/media/revistas/2015/o_papel_do_pedagogo_dentro_do_sistema_penitenciario.pdf. Acesso em: 10 jun. 2017.

SERVAN, Michel Joseph. Discours sur l’administration de la justice criminelle : les devoirs d’un magistrat. 1767. França. Disponível em: http://www.cercle-du-barreau.org/media/00/02/1584447270.pdf. Acesso em: 08 fev. 2018.

SPÍNOLA, Gislaine de Oliveira. Abordagem Sobre a Temática Trabalho e Consumo na Educação de Jovens e Adultos na APAC de Itaúna/MG. 109 f. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias) – Universidade Norte do Paraná, Londrina, 2018.

UNESCO. Educando para a liberdade: trajetória, debates e proposições de um projeto para a educação nas prisões brasileiras. Brasília: UNESCO; Governo Japonês; Ministério da Educação; Ministério da Justiça, 2006. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/eja_prisao/educando_liberdade_unesco.pdf. Acesso em:16 mar. 2018.

WACQUANT, Löic. As prisões da miséria. Tradução André Teles. Rio de Janeiro: Digitalização Coletivo Sabotagem, 1999. Disponível em: http://files.femadireito102.webnode.com.br/200000039-2f056357d/As%20Prisoes_da_Miseria%20Loic_Wacquant.pdf. Acesso em: 08 fev. 2018.

Published

2022-07-15

How to Cite

DE OLIVEIRA SPÍNOLA, G. .; REGINA SAMPAIO FIGUEIREDO, H. . The citizen deprived of liberty and the universalization of education provided for in the Brazilian Federal Constitution. Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 16, p. e4654003, 2022. DOI: 10.14244/198271994654. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4654. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-29
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-07-04
##plugins.generic.dates.published## 2022-07-15