Educação para pessoa privada de liberdade: narrativas e reflexões para uma escola acolhedora

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994611

Keywords:

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Abstract

Nosso objetivo com esse texto é convidar a uma reflexão que contribua para a formação de professores(as) que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em instituições prisionais que busquem diminuir a situação de descaso público e de incompreensão pedagógica no que diz respeito à EJA em Regime Semiaberto. Tomamos como ponto de partida, para as reflexões, a fala de pessoas em privação de liberdade e de educadores(as) da EJA que atuam junto a esses educandos(as). Os três exemplos de narrativas que apresentamos nesse texto dão uma ideia de como esse grupo de pessoas em privação de liberdade não são escutados, não são lembrados, não são vistos. Têm negada a oportunidade de “aparecerem” e serem acolhidos e respeitados em seus direitos fundamentais como pessoas. Entendemos que o espaço educativo, particularmente nestes casos de privação de liberdade, pode se constituir em um lugar de retomada da cidadania e da dignidade. Pensar a EJA em geral e de adultos em privação de liberdade, é uma forma de promover a visibilidade, é “deixar aparecer” e, assim, começar a romper com décadas de silenciamento àqueles(as) que  ainda hoje - e na vida adulta - sofrem em função desse equívoco político das elites nacionais, bem como de uma incompreensão sobre a função da educação em qualquer nação que busque ser democrática.

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Author Biographies

Valdo Hermes Barcelos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA / UFSM

Prof. TITULAR - UFSM
PhD em Antropofagia Cultural Brasileira
Pesq. Prod. 1 - CNPQ
Membro da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências - ALPAS - 21 - Cadeira Paulo Freire.
Membro da Academia Santa Mariense de Letras-ASL - Cadeira Cyro Martins.
Membro da Casa do Poeta de Santa Maria-CAPOSM
Consultor MEC/UNESCO - MEC/MMA - CYTED - INPA - MCT
Membro Anistia Internacional BRASIL (1972)

Maria Aparecida Azzolin, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Doutora em Educação - UFSM 
Mestra em Educação Unipampa (Jaguarão) 
Pedagoga e Licenciada em HistóriaPsicanalista (ABRAPSI)Professora naeducação Básica

Published

2024-06-25

How to Cite

HERMES BARCELOS, V. .; APARECIDA AZZOLIN, M. . Educação para pessoa privada de liberdade: narrativas e reflexões para uma escola acolhedora. Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 18, p. e461160, 2024. DOI: 10.14244/198271994611. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4611. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

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Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-29
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-12-14
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25