Leitura de obras literárias para a construção do pensamento crítico do educando
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994434Abstract
O presente texto busca, por meio do estabelecimento de relações entre os campos da educação, teoria e crítica literária, demonstrar a importância da leitura, reflexão e debate de obras literárias para o processo de formação da consciência crítica do estudante. Como fundamento teórico são delineados os pensamentos e oportunidades de diálogo entre autores pertencentes ao campo da educação, crítica e teoria literária, dentre eles Edgar Morin, Bárbara Freitag, Zygmunt Bauman, James Wood, Antoine Compagon, Antônio Cândido e Alberto Manguel. Mediante pesquisa bibliográfica e estudos exploratórios, delineiam-se as formas com que a educação possibilita a instrumentalização do educando para que ingresse de maneira assertiva e crítica em meio aos contextos tecnológicos, consumistas e hiperconectados da atualidade. Por meio das discussões e reflexões propostas ao longo do texto busca-se delinear um dentre os diversos caminhos possíveis para que educadores e pesquisadores alinhem-se aos objetos de uma educação do futuro, sendo este a inserção de obras literárias de ficção juntamente aos processos de ensino. Ao contribuir com o debate acerca da temática objetiva-se ampliar as reflexões sobre as oportunidades de inserção de obras literárias em disciplinas propícias para tanto, além de propagar o fomento à leitura juntamente aos processos educacionais.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-02-16
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25