Chemistry textbook: a look at the main themes studied in journals and events

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994401

Keywords:

Chemistry textbook, Literature review, Content Analysis.

Abstract

The Chemistry textbook (CT) is a resource present in everyday school life, being part of teaching planning and the student's teaching and learning process. Currently, as several researches are carried out on CT, it is pertinent to understand how this resource has been investigated. Therefore, this paper aims to carry out a survey of the main themes investigated in research on CT over 10 years in scientific journals, and the last three proceedings of two national scientific events. The research is characterized as an exploratory bibliographic review occurring in three stages: (1) survey of research in journals with Qualis A1, A2, and B1; (2) survey of work in scientific events; (3) categorization of the most studied topics through the content analysis proposed by Bardin. The results reveal nine categories present in the 114 analyzed works and show that the most explored category in research involving CT is the study of "chemical content". In contrast, research dealing with "teaching practices regarding the CT," the "use of the CT," and "teacher conceptions of the CT" are observed to a lesser extent. In the survey carried out, it was possible to identify the categories most used in studies on CT and the current stage of research on this didactic resource, considering that research on CT is necessary, due to the fact that textbooks are present in the teaching and learning process in the several Brazilian schools.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Rafael Silva de Araujo, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestre em Ensino das Ciências pelo programa de pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Licenciado em Química no IFPE Campus Ipojuca. Foi bolsista de iniciação cientifica BIA/FACEPE e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/CAPES.

Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Licenciado em Química e mestre no Ensino de Ciências pela UFRPE e Doutor em Química Computacional pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É docente permanente no programa de pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC), no Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), todos na UFRPE. Tem experiência na área de Química e Ensino de Química: Em Química desenvolve pesquisas em Astroquímica e Química Computacional; Em Ensino de Química atua principalmente nas seguintes temáticas: (1) Tecnologias no Ensino de Química; (2) Metodologias Ativas, Aprendizagem Tecnológica Ativa, Gamificação e Ensino Híbrido; (3) processos e materiais educativos no Ensino de Ciências/Química; (4) Experimentação, divulgação científica e formação de professores.  Líder dos grupos de pesquisas InPraMEQ (Investigação de Práticas Metodológicas no Ensino de Química) e LEUTEQ (Laboratório para Educação Ubíqua e Tecnológica no Ensino de Química) do diretório de grupos do CNPq e é professor colaborador do Núcleo SEMENTE (Sistemas para Elaboração de Materiais Educacionais com o uso de novas Tecnologias) do Departamento de Química da UFRPE. Atua como consultor ad-hoc de periódicos especializados em Educação em Ciências/Química, nacionais e internacionais, e agências de fomento (CNPq, CAPES). Na Sociedade Brasileira de Química (SBQ) é o atual diretor da Divisão de Ensino [mandato 2022-2024].

References

ABRAPEC. ENPECs Anteriores. [S.l], 2020. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/wordpress/pt/enpecs-anteriores. Acesso em 18 mar. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3. ed. São Paulo: Edição 70, 2016. 279 p.

BATISTA, Amanda Penalva. Uma análise da relação professor e o livro didático. 2011. 65 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Departamento de Educação – Campus I, Salvador, 2011.

BATISTA, Antônio Augusto Gomes; ROJO, Roxane. Livro escolares no Brasil: a produção cientifica. In: VAL, Maria da Graça Costa; MARCUSCHI, Beth. Livro didático de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, 272 p.

BEGO, Amadeu Moura; SUART JÚNIOR, José Bento; PRADO, Kamila Ferreira; ZULIANI, Silvia Regina Quijadas Aro. Qualidade dos livros didáticos de química aprovados pelo programa nacional do livro didático: análise do tema Estrutura da Matéria e Reações Químicas. Revista Electrónica de Enseñanza de Las Ciencias, São Paulo, v. 18, n. 01, p. 104-1023, nov. 2019.

BRASIL, Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Histórico portal do FNDE. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/programasdolivro/livrodidatico/historico. Acesso em: 18 fev. 2020.

BRASIL. Guia do Livro didático – PNLD 2015: Química: ensino médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld/item/5940-guia-pnld-2015. Acesso em: 10 fev. 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. PNLD 2018: Química – guia de livros didáticos– Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/guia-do-livro-didatico/item/11148-guia-pnld-2018. Acesso em 08 mar. 2020.

BRASIL. Decreto nº 91.542, de 19 de agosto de 1985. Institui o programa nacional do livro didático, dispõe sobre sua execução, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 12178, 20 ago.1985.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Nº 9394/96. Diário Oficial: República Federativa do Brasil: Seção 1, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez.1996. Disponível em: http://www.mec.gov.br/legis/pdf/LDB.pdf. Acesso em: 03 mar. 2020.

CEDRAN, Débora Piai; CEDRAN, Jaime da Costa; KIOURANIS, Neide Maria Michellan. Reflexões sobre os critérios para seleção dos livros didáticos de Química no PNLD. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 18., 2016, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: SBQ, 2016.

FERNANDES, João Paulo; GOUVÊA, Guaracira. Levantamento da produção científica sobre a análise do livro didático de ciências nas revistas nacionais no período de 2005 a 2010. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 07., 2011, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ABRAPEC, 2011.

DI GIORGI, Cristiano Amaral Garboggini; MILITÃO, Silvio Cesar Nunes; MILITÃO, Andréia Nunes; PERBONI, Fabio; RAMOS, Regina Célia; LIMA, Vanda Moreira Machado; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Uma proposta de aperfeiçoamento do PNLD como política pública: o livro didático como capital cultural do aluno/família. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 85, p.1027-1056, dez. 2014.

FREITAG; Bárbara; MOTTA, Valéria Rodrigues; COSTA, Wanderly Ferreira. O livro didático em questão. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997. 159 p.

HÖFFLING, Eloisa de Matos. Notas para discussão quanto à implementação de programas de governo: Em foco o programa nacional do livro didático. Educação e Sociedade, São Paulo, v. 21, n. 70, p. 159-170, abr. 2000.

LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 69, p.03-09, dez. 1996.

LEITE, Maycon Batista; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. A abordagem Contextualizada e interdisciplinar nos capítulos de equilíbrio químico e eletroquímica em livros didáticos de química aprovados pelo PNLD/2008/2012/2015/2018. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 2019, Natal. Anais [...]. Natal: ABRAPEC, 2019.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.

MAIA, Juliana de Oliveira; VILLANI, Alberto. Produções acadêmicas sobre livro didático de Química no contexto nacional: Uma revisão. In: VIII – ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 8., 2011, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ABRAPEC, 2011.

NOGUEIRA, Helena; PORTO, Paulo. O conceito de valência em livros didáticos de química geral entre as décadas de 1890 e 1940. Química Nova, São Paulo, v. 42, n. 02, p. 237-248, nov. 2019. Sociedade Brasileira de Química (SBQ). DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20170310.

NUÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betânia Leite; SILVA, Ilka Karine Pinheiro da; CAMPOS, Ana Paula Nogueira. A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de Ciências. Revista Iberoamericana de Educación, Natal, v. 33, n. 1, p. 01-11, 16 jan. 2003.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2010.

SANTOS, Danilo Lopes; FERNANDES, Geraldo Wellington Rocha. Uma análise das concepções de alunos, estratégias e ferramentas utilizadas no ensino do Modelo Atômico de J. J. Thomson. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 12., 2019, Natal. Anais [...]. Natal: ABRAPEC, 2019.

SANTOS, Edlamar Oliveira dos. Políticas e práticas de formação continuada de professores da educação básica. 51. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. 360 p.

SOUZA, Gahelyka Aghta Pantano. Influências de uma política pública educacional na transformação de uma obra didática de química. 2016. 174 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Curso de Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE, Cuiabá, 2016.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

TURIN, Jussara; AIRES, Joanez Aparecida. Programa nacional do livro didático: um estudo sobre a escolha do livro didático de Química por professores da rede pública de ensino de Curitiba. Serie-estudos, Campo Grande, v. 21, n. 41, p.128-152, abr. 2016.

Published

2023-10-31

How to Cite

ARAUJO, R. S. de; LEITE, B. S. Chemistry textbook: a look at the main themes studied in journals and events. Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 17, p. e4401067, 2023. DOI: 10.14244/198271994401. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4401. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2020-05-27
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-11-27
##plugins.generic.dates.published## 2023-10-31