Papel do CNPq no fomento à pesquisa em educação: análise sobre o perfil do bolsista produtividade em pesquisa (Role of the CNPq in the promotion of research in education: analysis of the profile of the bulletin productivity in research)
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993553Abstract
The objective of this study is to identify the teachers’ profile funded by the Productivity in Research scholarship (PQ), in order to analyze the promotion of research within the scope of CNPq for Education. Regarding the theoretical reference, Pierre Bourdieu, on social fields, and in particular on the scientific field, associated with the notion of habitus (trajectory, practical sense and strategy), considers that academic practices, university training and scientific research, on which they constitute a specific ethos through which certain values are required and developed. In methodological field, it is based on a qualitative and exploratory approach, based on a bibliographical study, database composition on funding and scholarship, obtained in the CNPq through the SIGEF (Management of Development System) and Directory of Research Groups ( DGP), tabulated using SPSS software and documentary analysis, focusing on official documents of the Ministry of Science, Technology, Innovation and Communications (MCTIC) and CNPq, regarding the PQ scholarship and APQ grants. Among the results, it is noted that the investment in Brazilian science and in scientific production area was based on international strategic and political interest. In the promotion of education, the data allowed to establish the trajectory of formation, institutional linkage and research, and demonstrate a certain conservatism that can be understood as difficulty or impossibility to develop new processes and practices more inclusive from the point of view of the equanimous development between the researchers in Brazil and your ‘homo academicus’.
Resumo
O trabalho objetiva identificar o perfil dos professores financiados com bolsa Produtividade em Pesquisa (PQ), com intuito de analisar o fomento à pesquisa no âmbito do CNPq para a área de Educação. No que concerne ao referencial teórico, perpassa-se por Pierre Bourdieu, sobre campos sociais, e em particular sobre o campo científico, associado à noção de habitus, considerando que as práticas acadêmicas, a formação universitária e a pesquisa científica, sobre as quais constituem-se em um ethos específico por meio do qual determinados valores são requeridos e desenvolvidos. No campo metodológico, apoia-se em abordagem qualitativa, exploratória, com base em estudo bibliográfico, composição de banco de dados sobre financiamento e bolsistas, obtidos no CNPq por meio do Sistema de Gerenciamento do Fomento (SIGEF) e Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP), tabulados por meio do software SPSS; e análise documental, com foco em documentos oficiais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e CNPq, no que tange aos editais de bolsa PQ e de auxílio à pesquisa (APQ). Entre os resultados, nota-se que o investimento na ciência brasileira partiu do interesse estratégico e político internacional. No fomento à Educação os dados permitiram estabelecer a trajetória de formação, de vinculação institucional e de pesquisa, e demonstram certo conservadorismo que pode ser entendido como dificuldade ou impossibilidade de desenvolver novos processos e práticas mais inclusivas do ponto de vista do desenvolvimento equânime entre os pesquisadores do Brasil e seu homo academicus.
Keywords: Promotion of research, PQ scholarship, Educational policies, Researcher profile.
Palavras-chave: Fomento à pesquisa, Bolsa PQ, Política educacional, Perfil do pesquisador.
References
ALBAGULI, S. Ciência e Estado no Brasil Moderno: um Estudo sobre o CNPq. 1988. 1 v. (Tese (de Doutorado). Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pos-Graduação e Pesquisa em Engenharia - COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 1998.
ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, jul. 2001.
BIANCHETTI, Lucídio e MEKSENAS, Paulo (Orgs.). A Trama do Conhecimento: Teoria, método e escrita em ciência e pesquisa. Campinas-SP: Papirus, 2008.
BOURDIEU, P. O Campo Científico. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu. São Paulo: Editora Ática, 1983. (Coleção Grandes Cientistas Sociais).
BOURDIEU, Pierre. Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo-SP: Perspectiva, 1992.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência. Por uma sociologia clínica do campo científico. Tradução Denice B. Catani. São Paulo: UNESP, 2004.
BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: Sobre a teoria da ação. Campinas-SP: Papirus Editora, 1997.
BOZEMAN, Barry; SAREWITZ, Daniel. Public value mapping and science policy evaluation. Minerva, v. 49, n. 1, p. 1-23, 2011.
BRASIL, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2012 – 2015. Brasília: MCTI, 2012. Disponível em: < http://www.mct.gov.br/upd_blob/0218/218981.pdf>. Acesso em: 20 dez, 2018.
BRASIL. Casa Civil. Lei nº 1.310, de 15 de janeiro de 1951. Cria o Conselho Nacional de Pesquisas (CNP), e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União. 1951. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/L1310.htm. Acesso em: 02 dez, 2018.
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Livro Azul da 4ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável. Brasília: MCTI; Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2010.
COLE, S. et al. Peer review in the National Science Foundation: phase one of a study : prepared for the Committee on Science and Public Policy of the National Academy of Sciences. The Academy, 1978. Disponível em: < http://books.google.com/books?id=HpkrAAAAYAAJ > Acesso em: 10 jan, 2019.
COLE, S.; COLE, J. R.; SIMON, G. A. Chance and consensus in peer review. Science, v. 214, n. 4523, p. 881-6, Nov 20 1981. ISSN 0036-8075 (Print). 0036-8075 (Linking). Disponível em: < http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7302566 >. Acesso em: 10 jan, 2019.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Painel de investimentos CNPq. Brasília: CNPq, 2014c. Disponível em: <http://cnpq.br/painel-de-investimentos>. Acesso em: 2 dez. 2018.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Séries históricas – Dados Estatísticos. Brasília: CNPq, 2014cf. Disponível em: <http://www.cnpq.br/web/guest/series-historicas>. Acesso em: 5 out. 2017.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Sumula Estatística: diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Brasília: CNPq, 2014e. Disponível em: <http://dgp.cnpq.br/censos/sumula_estatistica/2010/grupos/index_grupo.htm>. Acesso em: 5 jan. 2013.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Centro de Memória - CNPq. Brasília: CNPq, 2014a. Disponível em: <http://centrodememoria.cnpq.br/Missao2.html>. Acesso em: 02 dez. 2018.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Cinquentenário do CNPQ: noticias sobre a pesquisa no Brasil. 1 ed.. Brasília, DF: CNPq, 2001.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Plataforma Lattes. História do surgimento da Plataforma Lattes. Brasília: CNPq, 2014bd. Disponível em: <http://www.cnpq.br/web/portal-lattes/historico>. Acesso em: 10 jan, 2019Acesso em: 2 dez. 2014.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Resolução Normativa, nº 16, 2006. Bolsas individuais no país - Produtividade em Pesquisa - PQ. Nova redação dada pela RN-009/2009. Diário Oficial da União, Brasília, 30 abr. 2009. Disponível em: <http://www.cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/100343#16061>. Acesso em: 10 jan, 2019Acesso em: 20 fev. 2014.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Séries históricas – Dados Estatísticos. Brasília: CNPq, 2014c. Disponível em: <http://www.cnpq.br/web/guest/series-historicas>. Acesso em: 5 out. 2017.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. CAPES 50 anos: depoimentos ao CPDOC/ FGV / Organizadoras: Marieta de Moraes Ferreira & Regina da Luz Moreira. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, CPDOC; Brasília, DF: CAPES, 2003. p. 294-309.
CUNHA, Luís Antônio. Pós-graduação em Educação: no ponto de inflexão. Cadernos de Pesquisa, (77):63-67, maio 1991.
CUNHA, Rodrigo. 60 anos do CNPQ. Ciência e Cultura, v.63, n. 2, p. 15-17, 2011.
DAGNINO, Renato P. Ciência e Tecnologia no Brasil: O processo decisório e a comunidade de pesquisa. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
FERNANDES, Ana Maria. A construção da ciência no Brasil e a SBPC. 2.ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2000. 292p.
FERREIRA, Luciana Rodrigues; CHAVES, Vera Lúcia Jacob. Expansão e Financiamento da Pós-Graduação no Novo Plano Nacional de Educação. Anais. Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE, 2016.
FERREIRA, Luciana Rodrigues. O trabalho do Professor jovem-doutor na pós-graduação: produção de conhecimento e discurso do professor. 2015. 204 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, SP, 2015.
FREITAS, Cristiane; SOBRAL, Fernanda. A Influência das Agendas Governamentais na produção multidisciplinar do conhecimento. LIINC em Revista, p. 54-68, 2005, p. 54-68.
GARCIA, Walter. Educação, pesquisa e crise. In Educação Brasileira. Brasília, VI(13): 56-62, 2º sem. 1984.
KATO, Fabíola B. G. A nova Política de financiamento de pesquisas: reforma no Estado e no novo papel do CNPq. 2013. 172f. Tese (Doutorado em Educação)- Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
KUENZER, Acácia e MORAES, Maria Célia. Temas e Tramas na Pós-graduação em Educação. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1341-1362, Set./Dez. 2005.
LESSA, Carlos. Quinze anos de política econômica. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1982
LIRA NETO, João de. Getúlio 1945-1954: da volta pela consagração popular ao suicídio. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Conselho Nacional de Pós-Graduação. I Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG (1975-1979). In: BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. IV PNPG - Plano Nacional de pós-graduação (2005-2010). Anexos. Brasília: MEC/CAPES, dez. 2004a, p. 115-171.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Superior. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. III PNPG - Plano Nacional de pós-graduação (1986 - 1989). In: ______. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. IV PNPG - Plano Nacional de pós-graduação (2005-2010). Anexos. Brasília, DF: CAPES, dez. 2004b. p. 189-212.
ORTIZ, Renato (Org.). A Sociologia de Pierre Bourdieu. São Paul,-SP: Olho d’Água, 2003.
PORTO, Maria Stela G. Panorama Recente da Sociologia no País. In: MARTINS, C. B. (Org.). Para onde vai a Pós-graduação em Ciências Sociais no Brasil. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2005.
REIS, Elisa.; REIS, Fábio. W.; VELHO, Gilberto. As Ciências Sociais nos últimos anos 20 anos: Três perspectivas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 12, n. 35, fev. 1997.
RIP, A. The republic of science in the 1990s. In Higher Education, v. 28, p. 3-23, 1994.
SCHWARTZMAN, S. O Apoio à Pesquisa no Brasil. Interciência, v. 6, n. 17, 1992.
SGUISSARDI, Valdemar; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Trabalho intensificado nas federais: pós-graduação e produtivismo econômico. São Paulo: Xamã, 2009.
SILVA JÚNIOR, João dos Reis. The new Brazilian University - a busca de resultados comercializáveis: para quem?. 1. ed. UNESP/Marília, RET: Projeto Editorial Práxis, 2017. v. 1. 285p.
SILVA JÚNIOR, João dos Reis. New Brazilian University? A busca de resultados comercializáveis. Para quem? Relatório Científico Final [Processo FAPESP n. 2009/08661- 0]. São Paulo: FAPESP, jun. 2015.
TRAVIS, G.; COLLINS, H. New light on old boys: cognitive and institutional particularism in the peer review system. Science, Technology and Human Values, v. 16, n. 3, p. 322-341, 1991.
VELHO, Léa. Conceitos de Ciência e a Política Científica, Tecnológica e de Inovação. Sociologias, Porto Alegre , v. 13, n. 26, p. 128-153, 2011 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222011000100006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 10 jun, 2019
WARDE, Mirian. O Papel da pesquisa na pós-graduação em Educação. Cadernos de Pesquisa, (73):67-75, maio 1990.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-07-02
##plugins.generic.dates.published## 2019-09-02