Fiandar com escritas de futuras pedagogas: alguns rastros das incendiadoras de caminhos (Weaving with writings by pedagogues to be: some trails from path burners)

Authors

  • Alice Copetti Dalmaso Universidade Federal de Santa Maria
  • Marilda Oliveira de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992673

Abstract

This article reports a reading and writing experience developed in a current academic formative process, in the spaces and times where we capture signs, affects and thoughts. The essay ‘O incendiador de caminhos’ (2011), by Mozambican writer Mia Couto, was manipulated during one of the moments of a science and education course, whose program involves epistemologies, methodologies and pedagogical practices in the field of natural sciences to children, in a Pedagogy Licensure course. However, the text would not discuss pedagogical practices but it would mobilize a ‘what if’ discourse: ‘what if’ I could think teaching, pedagogical practices or sciences – along with life – departing from the author’s essay. A text could projects a potency, activating ways of thinking, producing a language and world experience. The pedagogues to be showed us the gaps that reading can produce upon teaching ‘in myself’, ‘in the other’ and ‘openly’. ‘O incendiador de caminhos’ relates to the possibility of fabricating ourselves in the trajectory of occupying rigid spaces, courses and thoughts at the university. They burn some certainties and claim, as teachers and teachers to be, the experience of reading, thinking and writing sparks of present and future in Education.

Resumo
Este artigo relata uma experiência de leitura e escrita realizada em atual percurso formativo acadêmico, nos espaços e tempos em que capturamos signos, afetos e pensamentos. O ensaio ‘O incendiador de caminhos’ (2011), do escritor moçambicano Mia Couto, foi manipulado num dos momentos de uma disciplina de ciências e educação, cuja ementa engloba epistemologias, metodologias e práticas pedagógicas na área das ciências naturais para crianças, num curso de Licenciatura em Pedagogia. Entretanto, o texto não viria falar sobre práticas pedagógicas e sim fazer pulsar um ‘quiçá’: quiçá se pudesse pensar em docência, em práticas pedagógicas ou em ciências - conjugadas com a vida - a partir do ensaio do autor. Um texto pode projetar uma potência, ativando modos de pensar-se, produzindo uma experiência de linguagem e de mundo. As futuras pedagogas nos mostraram as brechas que uma leitura pode fazer sobre uma docência em mim, no outro e em aberto. ‘O incendiador de caminhos’ se relaciona com a possibilidade de nos fabricarmos na trajetória de ocupar espaços, disciplinas e pensamentos enrijecidos da universidade. Queimam algumas certezas e fazem reivindicar, enquanto formadoras/es e formandos/as, a experiência de ler, pensar e escrever fagulhas de presente e futuro em educação.

Resumen
Este artículo relata una experiencia de lectura y escritura realizada en actual percurso formativo académico, en espacios y tiempos donde capturamos signos, afectos y pensamientos. El ensayo ‘O incendiador de caminhos’ (2011), del escritor mozambicano Mia Couto, fue manipulado en uno de los momentos de la asignatura Ciencias y Educación, cuyo ementario incluye epistemologías, metodologías y prácticas pedagógicas en el área de las Ciencias Naturales para niños, en un curso de Profesorado. Sin embargo, el texto no hablaría sobre prácticas pedagógicas, sino de hacer pulsar un ‘quizá’: quizá se pueda pensar en enseñanza, en prácticas pedagógicas o en ciencias - conjugadas con la vida - desde el ensayo del autor. Un texto puede proyectar una potencia, activando modos de pensarse, produciendo una experiencia de lenguaje y de mundo. Las futuras pedagogas nos mostraron los vacíos que una lectura puede hacer sobre la enseñanza de uno mismo, del otro y en abierto. ‘O incendiador de caminhos’ se relaciona con la posibilidad de nos fabricarmos en la trayectoria de ocupar espacios, asignaturas y pensamientos rígidos de la universidad. Queman algunas certezas y hacen reclamar, como formadoras/es y formandos/as, la experiencia de leer, pensar y escribir chispas de presente y futuro en educación.

Keywords: Writing, Reading, Teacher’s education, Mia Couto.
Palavras-chave: Escrita, Leitura, Formação de professores, Mia Couto.
Palabras-clave: Escritura, Lectura, Formación de profesores, Mia Couto.

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Author Biographies

Alice Copetti Dalmaso, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta I no Depto de Metodologia de Ensino-MEN, Universidade Federal de Santa Maria.  Av. Roraima nº 1000, Caixa Postal 5082, Cidade Universitária, Bairro Camobi, Santa Maria – RS, CEP: 97105 – 900. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFSM). Atua em cursos de Licenciaturas, desenvolvendo estudos na formação, ensino de ciências para crianças e suas imbricações com a cultura e com as filosofias da diferença.

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada IV do Programa de Pós-Graduação em Educação onde orienta dissertações e teses. Av. Roraima nº 1000, Laboratório de Artes Visuais, sala 3366. Cidade Universitária, Bairro Camobi, Santa Maria – RS, CEP: 97105 – 900. Licenciada e Bacharel em Artes Visuais. Mestre em Antropologia Social e Doutora em História da Arte, ambos pela Universidad de Barcelona, Espanha. Atua em cursos de formação de professores a partir dos referenciais das filosofias da diferença.

Published

2019-05-10

How to Cite

DALMASO, A. C.; OLIVEIRA, M. O. de. Fiandar com escritas de futuras pedagogas: alguns rastros das incendiadoras de caminhos (Weaving with writings by pedagogues to be: some trails from path burners). Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 702–711, 2019. DOI: 10.14244/198271992673. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2673. Acesso em: 23 nov. 2024.

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