Educação Infantil e saúde das professoras: estudos que se aproximam ao tema (Early childhood education and teachers health: studies that approach the theme)

Authors

  • Maria de Fátima Duarte Martins Universidade Federal de Pelotas, RS - UFPEL
  • Tânia Maria Araújo Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Jarbas Santos Vieira Universidade Federal de Pelotas
  • Janaina Barela Meireles Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992495

Abstract

The article presents studies that discuss the relationship between the teaching work of preschool teachers and their health. Research was carried out in three different places: from 2010 to 2017 in the databases of the Scientific Electronic Library Online (SciELO Brazil), from 2000 to 2017 in the Portal da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (Portal of the National Association of Postgraduate and Research in Education) and from 2000 to 2017 at the Banco de Teses da Capes/MEC- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Ministério da Educação (Capes Bank of Theses/MEC - Coordination of Improvement of Higher Personnel Education / Ministry of Education). In the "article search" field, we used the descriptors (isolated and associated): "illness", "teacher" and "early childhood education", and later added "sickness". Search was carried out in "general" and "summary" fields. Among these papers, theses and dissertations were found 17 papers that analysed the relationship between the sickness of the preschool teachers and their work, it was shown that this relatively new group of teachers who are still constructing their professional identity, is still poorly studied although it presents itself as a risk group for illness, so more studies are needed to identify problems and seek solutions.

Resumo
O artigo apresenta estudos que abordam a relação do trabalho docente das professoras de educação infantil com a sua saúde. Pesquisou-se nas bases – Scientific Electronic Library Online (SciELO Brasil) o período de 2010 até 2017, no Portal da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) o período de 2000 a 2017 e no Banco de Teses da Capes/MEC – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Ministério da Educação (de 2000 a 2017). No campo “pesquisa de artigos”, utilizamos os descritores (isolados e associados): “doença”, “professora” e “educação infantil”, posteriormente acrescentou-se “adoecimento”. Pesquisou-se nos campos em “geral” e “resumo”. Entre artigos, teses e dissertações encontrou-se 17 trabalhos que analisavam a relação do adoecimento das professoras de educação infantil com seu trabalho. Constatou-se que esse grupo de professoras, por ser relativamente novo e por estar em construção a sua identidade profissional, ainda é pouco estudado, embora apresente-se como grupo de risco para adoecimento, portanto mais estudos são necessários para identificar problemas e buscar soluções.  

Resumen
El artículo presenta estudios que abordan la relación del trabajo docente de las profesoras de educación infantil con su salud. La investigación se realizó en el portal de la Asociación Nacional de Postgrado e Investigación en Educación (ANPEd), en el período de 2000 a 2017 y en el Banco de Tesis de la Capes/MEC – Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior/Ministerio de Educación (de 2000 a 2017). En el campo "investigación de artículos", utilizamos los descriptores (aislados y asociados): "enfermedad", "profesora" y "educación infantil", posteriormente se añadió “enfermarse”. Se ha investigado en los campos en "general" y "resumen". Entre los artículos, tesis y disertaciones se encontraron 17 trabajos que analizaban la relación de la enfermedad de las profesoras de educación infantil con su trabajo, se constató que ese grupo de profesoras por ser un grupo relativamente nuevo, por estar en construcción de su identidad profesional, todavía es poco estudiado, aunque se presenta como grupo de riesgo para enfermarse, por lo que más estudios son necesarios para identificar problemas y buscar soluciones.

Keywords: Early childhood education, Teachers, Health, Job.
Palavras chave: Educação infantil, Professores, Saúde, Trabalho.
Palabras clave: Educación infantil, Profesores, Salud, Trabajo.

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Author Biographies

Maria de Fátima Duarte Martins, Universidade Federal de Pelotas, RS - UFPEL

Professora Adjunta da Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Professora do Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

Particpa do grupo de pesquisa - Curriculo, Formação e Trabalho docente.

Tânia Maria Araújo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santan - UEFS,  Departamento de Saúde, Nucleo de Epidemiologia - Bolsa pesquisa Produtividade 2

Jarbas Santos Vieira, Universidade Federal de Pelotas

Professor da Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação. Bolsa pesquisa de produtividade 2.

Grupo de Pesquisa: Currículo, Profissionalização e Trabalho

Janaina Barela Meireles, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas, estágio em Educação Infantil, foi colaboradora de diversas pesquisas, atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas

Published

2019-05-10

How to Cite

MARTINS, M. de F. D.; ARAÚJO, T. M.; VIEIRA, J. S.; MEIRELES, J. B. Educação Infantil e saúde das professoras: estudos que se aproximam ao tema (Early childhood education and teachers health: studies that approach the theme). Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 712–725, 2019. DOI: 10.14244/198271992495. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2495. Acesso em: 21 nov. 2024.

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