Leitura, escrita e literatura: análise multidisciplinar da inserção na cultura (Reading, writing and literature: multidisciplinary analysis of insertion in culture)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992396

Abstract

This article seeks to chain some of the ideas defended by thinkers in the fields of linguistics, philosophy and literature, regarding the social process of individuation - integration of subjects to culture -, considering the contradictions of this process within the contemporary social model, which, to a large extent, prevents the human being from expressing his uniqueness and establishing a personal identity, which seems to be constantly changing. The work consists of a bibliographical research that combines the different theoretical references, discussing the theme in question, in order to establish a dialogue among different areas of knowledge and to raise new perspectives for educational action. The reading of the world precedes other readings and comprises an understanding of reality and the other, while writing, rather than the domain of a technique, corresponds to the expression of the subject in communication with the reality around him. Reading and writing integrate the process of insertion of the subject into culture, a complex process that is hampered by the structuring of autonomous social conformations, regulated no longer by individuals in interaction, but by dependencies of the social system. The precariousness of life, in this sense, is revealed in many ways and literature, recognizing this phenomenon, articulates means of expressing it. An education of a political nature, based on the formation of critical consciences, capable of perceiving the contradictions of the current system, proposes to break the conditioning of existence. Such dynamics finds in the engaged literature an ally to awaken consciousness through the flow of a controversial, ambiguous, and non-standardized language.

Resumo

O presente artigo procura encadear algumas ideias defendidas por pensadores das áreas da linguística, da filosofia, e da literatura, no que se refere ao processo social de individuação - integração dos sujeitos à cultura -, considerando as contradições desse processo dentro do modelo social contemporâneo, que, em grande medida, impede o ser humano de expressar sua singularidade e estabelecer uma identidade pessoal, a qual parece estar sempre em mutação. O trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica que conjuga os distintos referenciais teóricos, discutindo a temática em questão, de modo a estabelecer um diálogo entre diferentes áreas do saber e suscitar novas perspectivas para a ação educativa. A leitura do mundo antecede outras leituras e compreende um entendimento sobre a realidade e o outro, enquanto que a escrita, mais do que o domínio de uma técnica, corresponde à expressão do sujeito em comunicação com a realidade ao seu redor. Leitura e escrita integram o processo de inserção do sujeito na cultura, um processo complexo que se encontra prejudicado pela estruturação de conformações sociais autônomas, reguladas não mais pelos indivíduos em interação, mas por dependências do sistema social. A precariedade da vida, nesse sentido, revela-se de muitas maneiras e a literatura, reconhecendo tal fenômeno, articula meios de expressá-lo. Uma educação de cunho político, pautada na formação de consciências críticas, capazes de perceber as contradições do sistema vigente, propõe-se a romper os condicionamentos da existência. Tal dinâmica encontra, na literatura engajada, uma aliada para despertar as consciências através do fluxo de uma linguagem controversa, ambígua e não estandardizada.

Resumen

El presente artículo busca encadenar algunas ideas defendidas por pensadores de las áreas de la lingüística, de la filosofía, y de la literatura, en lo que se refiere al proceso social de individuación-integración de las personas en la cultura-, considerando las contradicciones de ese proceso dentro del modelo social contemporáneo, que, en gran medida, impide al ser humano expresar su singularidad y establecer una identidad personal, que parece estar siempre en mutación. El trabajo consiste en una investigación bibliográfica que conjuga los distintos referenciales teóricos, discutiendo la temática en cuestión, de modo a establecer un diálogo entre diferentes áreas del saber y suscitar nuevas perspectivas para la acción educativa. La lectura del mundo antecede a otras lecturas y comprende un entendimiento sobre la realidad y el otro, mientras que la escritura, más que el dominio de una técnica, corresponde a la expresión del sujeto en comunicación con la realidad a su alrededor. La lectura y escritura integran el proceso de inserción del sujeto en la cultura, un proceso complejo que se ve perjudicado por la estructuración de conformaciones sociales autónomas, reguladas no más por los individuos en interacción, sino por dependencias del sistema social. La precariedad de la vida, en ese sentido, se revela de muchas maneras y la literatura, reconociendo tal fenómeno, articula medios de expresarlo. Una educación de cuño político, pautada en la formación de conciencias críticas, capaces de percibir las contradicciones del sistema vigente, se propone romper los condicionamientos de la existencia. Tal dinámica encuentra, en la literatura comprometida, una aliada para despertar las conciencias a través del flujo de un lenguaje controvertido, ambiguo y no estandardizado.

Keywords: Philosophy, Language, Literature, Integration into culture.

Palavras-chave: Filosofia, Linguagem, Literatura, Integração à cultura.

Palabras clave: Filosofía, Lengua, Literatura, Integración a la cultura.

References

ADORNO, T. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995, 190p.

ADORNO, T. Dialética negativa. Rio de Janeiro: Zahar, 2009, 351p.

ADORNO, T. Teoria da Semiformação. In: PUCCI, B.; ZUIN, A.A.S.; LASTÓRIA, A.C.N. (orgs.) Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas - SP: Autores Associados, 2010, p.7-40.

ADORNO T.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985, 223p.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004, 196p.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001, 258p.

CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. In: ______. Textos de intervenção. São Paulo: Livraria Duas Cidades/Editora 34, 2002. p.77-92.

HABERMAS, J. Teoria do agir comunicativo: 2. Sobre a crítica da razão funcionalista. São Paulo: WMF/Martins Fontes, 2012, 811p.

SARTRE, J.P. A náusea. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006, 253p.

SARTRE, J.P. O imaginário: psicologia fenomenológica da imaginação. São Paulo: Ática, 1996, 254p.

SARTRE, J.P. Que é a literatura? 3ª edição, São Paulo: Ática, 2004, 231p.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 7ª edição, São Paulo: Martins Fontes, 2007, 182p.

 

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

José Paulo Gatti, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCAR

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina - UEL (2010), graduado em Teologia - Bacharelado, pelo Claretiano - Centro Universitário, de Batatais (2015), graduado em Letras pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2003) e graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (1995). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde também participa do grupo de Estudos e Pesquisa Teoria Crítica e Educação.

Published

2019-05-10

How to Cite

GATTI, J. P. Leitura, escrita e literatura: análise multidisciplinar da inserção na cultura (Reading, writing and literature: multidisciplinary analysis of insertion in culture). Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 673–688, 2019. DOI: 10.14244/198271992396. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2396. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2017-08-18
##plugins.generic.dates.accepted## 2018-11-29
##plugins.generic.dates.published## 2019-05-10