Alguns indicadores sobre os egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar nos anos de 2008 a 2016 (Some data on the graduates’ students of the Post-graduate Program in Education of UFSCar from 2008 to 2016)

Authors

  • Maria de Lourdes Bontempi Pizzi UFSCar
  • Marcos Antonio Gonçalves dos Santos UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992278

Abstract

In this paper, we present some data about the Master's and Ph.D. degrees from the Post-Graduation Program in Education of the Federal University of São Carlos (PPGE/UFSCar), Brazil. The text is divided in two parts: the first one shows information about all the graduated students from 2008 to 2016 and, in the second one, quantitative data from a questionnaire sent to all masters and doctors of that same period is presented. The information of the first part was obtained through consultation of administrative documents, student records and access to the PROPGWEB system, a portal that gathers information from UFSCar postgraduate students. The data of the second part was collected from the questionnaires answered by a portion of these graduated students. These indicators can be used by researchers interested in this subject, as well as by the PPGE/UFSCar in its self-assessment.

Keywords: Research about graduated students, Post-graduation in education, Postgraduate evaluation.

Resumo

Neste texto apresentamos alguns indicadores sobre os egressos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar), Brasil. O texto está dividido em duas partes: na primeira, são apresentadas informações de todos os concluintes no período de 2008 a 2016 e na segunda são mostrados dados quantitativos de devolutivas de questionários, enviados a todos os mestres e doutores desse mesmo período. As informações da primeira parte foram obtidas por meio de consulta a documentos administrativos, prontuários dos estudantes e acesso ao sistema PROPGWEB, portal que congrega informações dos estudantes da pós-graduação da UFSCar. Os dados da segunda parte são dos questionários respondidos por parcela desses egressos. Esses indicadores poderão ser utilizados por pesquisadores(as) interessados nessa temática, bem como pelo PPGE/UFSCar na sua autoavaliação.

Palavras-chave: Acompanhamento dos egressos, Pós-Graduação em educação, Avaliação da pós-graduação.

References:

ABRAMOWICZ, Anete et al. PPGE 30 anos: Fazendo história. São Carlos (SP): UFSCar/PPGE, Caderno comemorativo dos 30 anos do PPGE/UFSCar, publicação interna. 57 p.

ABRAMOWICZ, Anete; BITTAR, Marisa; RODRIGUES, Tatiane Cosentino. O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: um estudo sobre a sua história e o perfil de seus discentes. RBPG, Brasília, v.6, n.11, p.65-93, dezembro de 2009. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/167/161 Acesso em 05/06/2017.

BITTAR, Marisa. Os quarenta anos do PPGE/UFSCar em dois momentos da educação brasileira. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v.11, n.1, jan.-maio, 2017. p.135-150. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2196/571 Acesso em 05/06/2017. 

BRASIL. CAPES. Documento de área 2009 - Educação. Disponível em http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/EDUCA_19jun10.pdf Acesso em 02/06/2017.

BUFFA, Ester. PPGE-UFSCar: 40 anos de lutas e êxitos. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v.11, n.1, jan.-maio, 2017. p. 66. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2199/565 Acesso em 05/06/2017.

NOSELLA, Paolo. A nova Coordenação. A proposta original do PPGE: formar especialistas comprometidos com um mundo mais justo e sem discriminações. Informando, Informativo do Programa de Pós-Graduação em Educação, n.1, maio-jun.,1999, p.1. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos (circulação interna).

PIZZI, Maria de Lourdes Bontempi. Turmas do PPGE: Trajetórias dos egressos. Informando, Informativo do Programa de Pós-Graduação em Educação, n. 3, maio-jun., 2000, p.8. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos (circulação interna).

PPGE. Outras informações sobre o PPGE. In: BITTAR, Marisa (org.). Dossiê Comemorativo dos 40 Anos do PPGE/UFSCar. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v.11, n.1, jan.-maio, 2017. p. 23. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2251/559 Acesso em 02/06/2017.

ROCHA-FILHO, Romeu C.; KIMINAMI, Claudio S.; PEZZO, Mariana R. (Orgs.) 30 Anos de Pós-Graduação na UFSCar – Multiplicando conhecimento. São Carlos: EdUFSCar, 2007.

SÃO PAULO. Fundação Seade. População: Estado de São Paulo. Distribuição da população por raça-cor. s/d. Disponível em http://produtos.seade.gov.br/produtos/retratosdesp/view/index.php?indId=5&temaId=1&locId=1000# Acesso em: 07/06/2017.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2017-08-21

How to Cite

PIZZI, M. de L. B.; SANTOS, M. A. G. dos. Alguns indicadores sobre os egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar nos anos de 2008 a 2016 (Some data on the graduates’ students of the Post-graduate Program in Education of UFSCar from 2008 to 2016). Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 407–428, 2017. DOI: 10.14244/198271992278. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2278. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê Comemorativo
##plugins.generic.dates.received## 2017-06-13
##plugins.generic.dates.accepted## 2017-06-13
##plugins.generic.dates.published## 2017-08-21