Aceleração e Educação: reflexões pontuais sobre a temporalidade na escola (Acceleration and Education: reflections on time in school)

Authors

  • Ari Fernando Maia Unesp Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992149

Abstract

The article discusses the temporality in the school, starting from the  theory of social acceleration of Harmut Rosa and the concepts of technical acceleration, rhythms of life and social change, analyzing also papers that discuss, in different ways and from different theoretical perspectives, the times in the school. The analises exposes that the theme are articulated in a wide conceptual range, emphasizing discussions about the qualification of school time as Chronos or Kairos, analysis of the rhythms and temporal connections in the classroom and the necessary articulations between past, present and future in education. Next, the paper proposes an extension of the perspective of criticism of education from the temporality in the school confronting the analyzes found in the articles with the critical categories of Harmut Rosa. The results, both theoretical and essayistic, highlight the heuristic potential of the acceleration theory for the understanding of the uses of time in school. In addition, criticism highlights the risks of didatization and the adoption of new information and communication technologies and the pertinence of the temporal dimension for the critical understanding of the decline of the ideal of formation in the pedagogical field.

Keywords: School time, Acceleration, Critical theory, Negative pedagogy.

Resumo

O artigo discute a temporalidade na escola, partindo da apresentação da teoria da aceleração social de Harmut Rosa a partir de seus conceitos de aceleração técnica, dos ritmos de vida e da mudança social, analisando posteriormente publicações recentes que discutem, de diferentes formas e a partir de perspectivas teóricas distintas, os tempos na escola. A exposição esclarece que as análises sobre esse tema se articulam em um amplo leque conceitual, destacando-se discussões sobre a qualificação do tempo escolar como Chrónos ou Kairós, análises dos ritmos e encadeamentos temporais na sala de aula e as necessárias articulações entre passado, presente e futuro na educação. A seguir o texto propõe uma ampliação da perspectiva de crítica da educação a partir da temporalidade na escola confrontando as análises encontradas nos artigos com as categorias críticas de Harmut Rosa. Os resultados da análise, de natureza teórica e ensaística, destacam o potencial heurístico da teoria da aceleração para a compreensão dos usos do tempo na escola. Além disso, a crítica ressalta os riscos da didatização e da adoção de novas tecnologias de informação e comunicação e a pertinência da dimensão temporal para a compreensão crítica do declínio do ideal de formação no campo pedagógico.

Palavras-chave: Tempo escolar, Aceleração, Teoria crítica, Pedagogia negativa.

References:

ADORNO, T. W. Notas marginais sobre teoria e práxis. In: ADORNO, T. W. Palavras e Sinais: modelos críticos 2. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

FERREIRA, V. M. R.; ARCO-VERDE, Y. F de S. Chrónos & Kairós: o tempo nos tempos da escola. Revista Educar, Curitiba, nº 17, p. 63-78. Editora da UFPR, 2001.

GRUSCHKA, A. Pedagogia negativa como crítica da pedagogia. In: PUCCI, B.; ALMEIDA, J. de; LASTÓRIA, L. A. C. N. (orgs.) Experiência formativa e emancipação. São Paulo: Nankin, 2009.

GRUSCHKA, A. Adeus pedagogia? O fim das fronteiras da relação pedagógica e a perda da função da pedagogia. In: LASTÓRIA, L. A. C. N.; ZUIN, A. A. S.; GOMES, L. R.; GRUSCHKA, A. (orgs.) Teoria Crítica: Escritos sobre educação: contribuições do Brasil e Alemanha. São Paulo: Nankin, 2015.

JORNITZ S. As novas tecnologias da informação e seu modo de funcionamento na escola. In: LASTÓRIA, L. A. C. N.; ZUIN, A. A. S.; GOMES, L. R.; GRUSCHKA, A. (orgs.) Teoria Crítica: Escritos sobre educação: contribuições do Brasil e Alemanha. São Paulo: Nankin, 2015.

MARTÍNEZ, C. R. El sentido del tiempo en las prácticas escolares. Revista Iberoamericana de Educación. nº 49/1, p. 1-10. Organización de Estados Iberoamericanos para La Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI), 2009.

PAULA, F. A. Aspectos temporais na aula: cadência, ritmo e momento oportuno. Educação & Realidade, Porto Alegre, v 41, nº 4, p. 1049-1070. 2016.

PONCE, B. J. O tempo no mundo contemporâneo: o tempo escolar e a justiça curricular. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, nº 4, p. 1141-1160. 2016.

RECIO, R. V. Reflexiones sobre el tiempo escolar. Revista Iberoamericana de Educación, nº 42/6, p. 1-11. Organización de Estados Iberoamericanos para La Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI), 2007.

ROSA, H. Social acceleration: ethical and political consequences of a desynchronizes high-speed society. Constellations, Oxford, vol. 10, nº 1, p 3-33. 2003.

ROSA, H. Accélération: une critique sociale tu temps. Paris: La Découverte. 2010.

ROSA, H. Aliénation et accélération: vers une critique de la modernité tardive. Paris: La Découverte, 2012.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Ari Fernando Maia, Unesp Araraquara

graduação em Curso de Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), graduação em Curso de Licenciatura Em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002)

Published

2017-08-21

How to Cite

MAIA, A. F. Aceleração e Educação: reflexões pontuais sobre a temporalidade na escola (Acceleration and Education: reflections on time in school). Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 368–383, 2017. DOI: 10.14244/198271992149. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2149. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê Teoria Crítica e Educação - 25 Anos
##plugins.generic.dates.received## 2017-04-03
##plugins.generic.dates.accepted## 2017-05-19
##plugins.generic.dates.published## 2017-08-21