As influências do professor formador e o saber específico na escolha pela docência em Matemática (The influences of the training teacher and the specific knowledge in the choice of Math teaching)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992012

Abstract

Abstract
This article is part of the first author's doctoral research, with the second orientation, which aims to problematize teacher training, analyzing a group of teachers who act as teacher trainers in mathematics and in basic education. They have as problematic to identify which references teachers trainers identify as significant for the option of being a teacher, as well as the knowledge involved in this craft. The theoretical framework is supported by Shulman, Tardif, Nóvoa, Paiva, Roldão and other interlocutors who deal with the initial formation and teaching knowledge of teacher trainers. Six professors with different academic backgrounds from a Federal Institute participated in the research, which works in the formation of basic education - high school and with the training of teachers - licenciatura in mathematics. The research data collection instrument involved a semi-structured interview, applied in the year 2015. To perform the data analysis, we used the Discursive Textual Analysis anchored in Moraes and Galiazzi (2007), which is a data analysis approach in qualitative research. It was possible to identify two foci of analysis, from the theoretical and empirical field: The teacher trainer – the formation unchaining the professional constitution and the other the Knowing discipline – a north for the future teacher. The results make evident the important role of the teacher trainer in the initial formation, indicating that they influence the formative actions, the process of constitution of the profession and the movement of the knowledge of each teacher. The study also reveals that it is necessary and condition to be a teacher the domain of the object of knowledge that will teach, but not sufficient for his profession as a teacher of basic education.

Keywords: Teacher training in Mathematics. Knowing teachers. Teacher trainer.

Resumo
Este artigo é parte da pesquisa de doutorado da primeira autora, com orientação da segunda, e tem como objetivo problematizar a formação docente, analisando um grupo de educadores que atuam como formadores de professores de Matemática na Educação Básica. Tem como problemática identificar as referências apontadas pelos professores formadores como significativas para a opção pela área docente, bem como os saberes envolvidos nesse ofício. O referencial teórico é sustentado por Shulman, Tardif, Nóvoa, Paiva, Roldão e demais interlocutores que tratam da formação inicial e dos saberes docentes de professores formadores. Participaram da pesquisa seis professores de um Instituto Federal, com diferentes formações acadêmicas, os quais atuam na formação da Educação Básica – Ensino Médio e com a formação de professores – licenciatura em Matemática. O instrumento de coleta de dados da pesquisa foi aplicado em 2015 e envolveu uma entrevista semiestruturada. Para realizar a análise dos dados recorreu-se à Análise Textual Discursiva ancorada em Moraes e Galiazzi (2007), que é a abordagem da análise de dados. A partir da interlocução teórica e do campo empírico foi possível identificar dois focos de análise: o professor formador (a formação que desencadeia a constituição profissional) e o saber disciplinar (um norte para a atuação do futuro professor). Os resultados evidenciam o relevante papel do professor formador na constituição inicial, e indicam a sua influência nas ações formativas, o processo de constituição da profissão e o movimento dos saberes de cada professor. Apesar de não ser suficiente, para a profissão de professor da Educação Básica, o estudo defende a necessidade do domínio do objeto de conhecimento que este vai ensinar.

Palavras-chave: Formação de professores de Matemática. Saberes docentes. Formador de docentes.

References

ANDRÉ, Marli. O trabalho docente do professor formador e as práticas curriculares da licenciatura na voz dos estudantes. In: SANTOS, Lucíola; FAVACHO, André (Orgs.). Políticas e práticas curriculares: desafios contemporâneos. Curitiba: CRV, 2012. p. 35-49.

BELO, Edileusa do Socorro Valente. Professores formadores de professores de matemática. 2012. 150f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Pará. Belém, 2012.

BOLZAN, Doris Pires Vargas. Verbetes. In: MOROSINI, Marília (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Glossário. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006, v. 2. 610p.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 02/2015, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, 2 jul. 2015. p. 8-12. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=02/07/2015&jornal=1& pagina=8&totalArquivos=72. Acesso em: 12 abr. 2016.

CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Formação inicial do professor de matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes. 2011. 139f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba. João Pessoa, 2011.

CRUZ, Giseli Barreto; MARCEL, Jules. A didática de professores referenciais e suas contribuições para a formação docente. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, jan./abr. 2014, v. 25, n. 57. p. 56-82.

CUNHA, Maria Isabel. O bom professor e a sua prática. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2012.

CURI, Edda; PIRES, Célia Maria Carolino. Pesquisas sobre a formação do professor que ensina matemática por grupos de pesquisa de instituições paulistanas. Revista Educação, Matemática e Pesquisa. São Paulo, 2008, v. 10, n. 1. p. 151-189.

DONATO, Maria Ermelinda. Inovações na formação de docentes universitários: a experiências das ciências veterinárias. In: CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas, SP: Papirus, 2007.

FIORENTINI, Dario. A formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas de licenciatura em matemática. Revista de Educação. Campinas, SP: Programa de Pós-Graduação em Educação, jun. 2005, n° 18. p. 107-115.

GARNICA, Antônio Vicente.  História oral e educação matemática: de um inventário a uma regulação. Zetetiké. Campinas, 2003, v. 11, n° 19. p. 9-55. Disponível em: http://ojs.fe.unicamp.br/ged/zetetike/article/view/2489. Acesso em: 4 set. 2016.

GATTI, Bernadete. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, 2010, v. 31, n° 113. p. 1355-1379.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2004.

LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. O lugar das práticas pedagógicas na formação inicial de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

CONTI, Keli Cristina; CARVALHO, Dione Lucchesi; CARVALHO, Carolina Fernandes de. Desenvolvimento profissional de professores potencializado pelo contexto colaborativo para ensinar e aprender estatística. Revista Eletrônica de Educação, 2016, v. 10, n° 2. p. 188-202. DOI: dx.doi.org/10.14244/198271991439

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2007.

NÓVOA, António. Para una formación de profesores construida dentro de la profesión. Revista de Educación, 2009, v. 350. p. 203-218.

PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. O professor de matemática e sua formação: a busca da identidade profissional. In: NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria  Auxiliadora  Vilela. (Orgs.). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 89-112.

PLACO, Vera Maria; SOUZA, Vera Lúcia (Orgs.). Aprendizagem do adulto professor. São Paulo: Loyola, 2006.

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, jan./abr. 2007, v. 12, n° 34. p. 94-103.

ROLDÃO, Maria do Céu. Formação de professores, construção do saber profissional e cultura da profissionalização: que triangulação? In: ALONSO, Luísa; ROLDÃO, Maria do Céu. (Coords.). Ser professor do 1º ciclo: construindo a profissão. Coimbra: Almedina, 2005. p. 13-25.

SACRISTÁN GIMENO, José. Consciência à ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, António. (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Ed., 1995. p. 63-92.

SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 1986, v. 15, n° 2. p. 4-14.

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Educational Review. Harvard, 1987, v. 57, n° 1. p. 1-22.

SHULMAN, Lee. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Revista de currículum y formación del profesorado, 2005, v. 9, n. 2. Disponível em: https://www.ugr.es/~recfpro/rev92ART1.pdf  Acesso em: out. 2016.

SOUZA, Cirlei Evangelista Silva. Formadores de professores no ensino superior: olhares para trajetórias e ações formativas. 2011. 330f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG, 2011.

TARDIF, Jean; FAUCHER, Caroline. Um conjunto de balizas para a avaliação da profissionalidade dos professores. In: ALVES, M.; MACHADO, E. (Org.). O pólo de excelência: caminhos para a avaliação do desempenho docente. Porto: Areal Editores, 2010. p. 32-53.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

TEIXEIRA, Fabiana Cristina. A construção dos saberes docentes por professores formadores. 2012. 127f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, MG, 2012.

Nota: Parte dos resultados apresentados neste artigo foram comunicados no XXIV Seminário de Iniciação Científica, UNIJUÍ, 2016 e publicado nos anais do evento Salão Do Conhecimento UNIJUÍ.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Cristiane da Silva Stamberg, Instituto Federal Farroupilha

Professora de Matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha -  Campus Santo Ângelo

Cátia Maria Nehring, UNIJUÍ

Docente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ - Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências-UNIJUÍ - Líder do GEEM – Grupo de Estudos em Educação Matemática – UNIJUÍ

Published

2018-05-14

How to Cite

STAMBERG, C. da S.; NEHRING, C. M. As influências do professor formador e o saber específico na escolha pela docência em Matemática (The influences of the training teacher and the specific knowledge in the choice of Math teaching). Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 345–360, 2018. DOI: 10.14244/198271992012. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2012. Acesso em: 23 nov. 2024.
##plugins.generic.dates.received## 2017-01-06
##plugins.generic.dates.accepted## 2018-02-02
##plugins.generic.dates.published## 2018-05-14