A escola que queremos: é possível articular pesquisas ciência-tecnologia-sociedade (CTS) e práticas educacionais?

Autor/innen

  • Leila Cristina Aoyama Barbosa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Walter Antonio Bazzo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199890

Abstract

DOI:http://dx.doi.org/10.14244/19827199890


A partir das experiências vivenciadas em uma disciplina sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), verificou-se que é urgente a articulação entre discussões acadêmicas e espaço escolar, se queremos promover uma educação crítica e transformadora. Geralmente, tal questão é levada apenas para os infindáveis projetos de pesquisa e raramente chegam às salas de aula para efetiva implementação junto aos estudantes. Com esta preocupação, algumas atividades, em tal disciplina, demonstraram o forte potencial de alguns vídeos do tipo documentário, como instrumento didático, para a promoção do debate inadiável sobre questões CTS. Neste artigo, buscamos o aprofundamento da discussão de como a perspectiva CTS pode apresentar, na educação, uma possibilidade crítica e emancipadora. Mas, para isso, requer instrumentos fortes e compatíveis com as novas disponibilidades da mídia moderna. Isto poderá fazer frente – infelizmente, ainda em pequena proporção – aos aparatos do poder hegemônico que se utiliza deste recurso como ferramenta de ilusão e alienação.

Palavras-chave: Práticas educacionais, Educação crítica, Vídeos documentários, CTS.

Metriken

Visualizações em PDF
1,642
Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202660
|

Veröffentlicht

2014-08-20

Zitationsvorschlag

BARBOSA, Leila Cristina Aoyama; BAZZO, Walter Antonio. A escola que queremos: é possível articular pesquisas ciência-tecnologia-sociedade (CTS) e práticas educacionais?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 363–372, 2014. DOI: 10.14244/19827199890. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/890. Acesso em: 5 jan. 2025.

Ausgabe

Rubrik

Relatos de Experiência
##plugins.generic.dates.received## 2013-08-12
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-12-11
##plugins.generic.dates.published## 2014-08-20