A IDENTIDADE VOCACIONAL DE JOVENS INSTITUCIONALIZADOS EM CENTROS EDUCATIVOS: UM OLHAR NA (RE)EDUCAÇÃO EM PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199652Abstract
O presente trabalho integra um doutoramento sobre o desenvolvimento da identidade vocacional de jovens institucionalizados a decorrer no Instituto da Educação da Universidade de Lisboa. Esta mesma tese faz parte de um projeto de investigação mais amplo intitulado Feedback, Identidade e Trajectórias Escolares: Dinâmicas e Consequências (FITE)[1]. Neste âmbito, o trabalho que nos propomos apresentar é uma seleção e análise de fontes bibliográficas relevantes sobre a temática da identidade vocacional, da institucionalização e da (re)educação de jovens portugueses em centros educativos. Com efeito, o objetivo principal é dar a conhecer numa sequência cronológica o que foi, o que é e para que serve a institucionalização de jovens em centros educativos, bem como apresentar os modos de resolução de identidade vocacional de alguns jovens que estão institucionalizados em centros Educativos, na região metropolitana de Lisboa. O método que adotamos para operacionalizar o nosso objetivo principal baseia-se na utilização de dois instrumentos metodológicos, um questionário de identificação sóciodemografica e a escala Dellas Identity Status Inventory–Occupation (DISI-O) desenvolvida por Dellas e Jernigan (1981) e adaptada para Portugal por Taveira (1986). Concretamente, com a aplicação da escala foi possível compreender os modos de resolução de identidade vocacional dos jovens participantes, em termos de idade e de curso profissional.
Palavras-chave: Identidade Vocacional; Jovens Institucionalizados; Centros Educativos.
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199652
[1]Projeto FITE (PTDC/CPE-PEC/121238/2010), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Portugal.
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