Compreensão de docentes do ensino fundamental sobre sustentabilidade socioecológica rumo à aprendizagem baseada em problemas
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5622Schlagworte:
cAbstract
Devido a atual situação de emergência planetária, a educação para a sustentabilidade socioecológica necessita estar presente nos currículos e práticas docentes do ensino fundamental. A utilização de metodologias ativas como a aprendizagem baseada em problemas pode se mostrar como uma alternativa na construção do pensamento crítico dos indivíduos rumo a uma sociedade mais sustentável. Objetiva-se investigar neste estudo a percepção de docentes do ensino fundamental da Escola Estadual Clara Camarão sobre domínio e abordagem da sustentabilidade socioecológica rumo a uma aprendizagem baseada em problemas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foi usada a coleta de dados com 16 docentes por meio de um questionário on-line via Google Forms, focando-se na compreensão mais abrangente de seus pensamentos sobre sustentabilidade na prática educativa. A análise de dados, embasada no suporte teórico, foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que os docentes têm contemplado muito pouco a discussão da sustentabilidade socioecológica a partir da aprendizagem baseada em problemas, demonstrando certa fragilidade da formação inicial e/ou continuada dos docentes sobre a abordagem da sustentabilidade socioecológica. Conclui-se que embora as formações dos docentes sobre a temática tenham se mostrado insuficientes, constatou-se que os docentes estão dispostos a dinamizar a aprendizagem sobre sustentabilidade socioecológica na escola por meio da aprendizagem baseada em problemas.
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