Ensino de valores na Educação Física escolar: uma proposta a partir da abordagem explícita
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5461Schlagworte:
cAbstract
Apesar de presente há anos nos debates e nas propostas curriculares voltadas à Educação Física escolar, o ensino de valores tem encontrado barreiras para se integrar à prática pedagógica de professores nesse contexto. Os valores não costumam ser abordados de maneira sistemática e intencional nas aulas, e ficam implícitos, surgindo normalmente para remediar comportamentos inadequados apresentados pelos alunos. Recentemente, programas voltados para crianças e jovens têm adotado uma abordagem explícita para ensinar valores, ou seja, de maneira planejada, intencional e integrada com as práticas corporais. Neste sentido, o objetivo desse ensaio teórico é apresentar uma possibilidade de implementação do ensino de valores na Educação Física escolar a partir de uma abordagem explícita. De maneira geral, tendo como ponto de partida as práticas corporais a serem tematizadas, sugere-se que os professores selecionem e apresentem um valor no início da aula, articulem-no à prática corporal planejada e, por fim, discutam possibilidades de ampliação do valor para outros contextos vivenciados pelos alunos. Acredita-se que o equilíbrio entre a organização proativa dos aspectos socioemocionais e o trato orgânico e afetivo das relações e necessidades apresentadas pelos alunos potencializará o desenvolvimento de valores na Educação Física escolar. Neste sentido, considerações e reflexões são elencadas para auxiliar professores no processo de implementação desta proposta.
Metriken
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Vitor Ciampolini , Carine Collet , Riller Silva Reverdito , William das Neves Salles, Heitor de Andrade Rodrigues
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell 4.0 International.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-08-30
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-13