As potencialidades da Tecnologia Assistiva para inclusão de crianças com Transtorno Espectro Autista
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995156Schlagworte:
cAbstract
A inserção de crianças com transtorno espectro autista na escola regular tem se tornado cada vez mais frequente segundo o senso escolar do Inep, porém ainda percebe-se a necessidade da formação e qualificação dos professores para atuar diante dessa demanda. Desse modo, a Tecnologia Assistiva (TA) surge como recurso possível para o desenvolvimento da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), contribuindo para efetivação dos processos de ensino-aprendizagem e, principalmente, de interação social. Neste sentido, esta pesquisa buscou, por meio de um estudo qualitativo e bibliográfico, compreender as potencialidades que a Tecnologia Assistiva pode apresentar para inclusão de crianças com transtorno espectro autista. Na primeira categoria de análise da pesquisa foram apresentadas as principais características identificadas nos estudos sobre o transtorno espectro autista. A segunda categoria apresentou uma revisão de literatura sobre a inclusão de crianças com transtorno espectro autista, onde pode-se perceber que existem alguns fatores que dificultam que esse processo ocorra, como a importância de qualificação profissional, bem como a disposição de recursos para desenvolver estratégias mais adequadas para intervir nessa temática. Por fim, a última das categorias evidenciou que a Tecnologia Assistiva pode ser considerada fator um potencializador da promoção de saúde e bem estar no contexto físico, social e emocional, favorecendo a mobilidade e acessibilidade, autonomia nas atividades de vida diária, o que possibilita o processo de interação social com as demais crianças e com o meio escolar.
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##plugins.generic.dates.published## 2024-07-24