Letramento crítico no livro didático de inglês – anos finais do ensino fundamental

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994839

Schlagworte:

c

Abstract

O propósito deste artigo é apresentar a análise de duas atividades integrantes de uma coleção de livro didático de Inglês (LDI) dos anos finais do Ensino Fundamental, observando de que modo o trabalho com textos e atividades favorece o letramento crítico do aluno. O letramento é um tema importante na atualidade pela perspectiva que oferece de encarar a atividade de leitura e escrita como algo muito além da mera codificação e decodificação de sinais gráficos. Favorecer para o aluno acesso ao letramento crítico traz a ele inúmeros benefícios, já que além de desvia-lo da prática tão comum de atividades focadas exclusivamente na decodificação ainda fortalece a possibilidade de evitar a manipulação velada ou não que se apresenta nos textos circulantes socialmente. O método de investigação utilizado para geração e análise dos dados integrante do artigo é o qualitativo-interpretativista, desenvolvido por meio da análise de conteúdo. Os dados mostraram que a forma como as atividades são apresentadas ao aluno podem favorecer o letramento crítico. Mesmo assim, são muito presentes ao longo da coleção atividades de múltipla escolha, cópia e para preencher espaços em branco. Também é sucinta a abordagem sobre os letramentos multimodais, bem como o tratamento dado aos aspectos linguísticos dos textos, já que a articulação entre os elementos linguísticos e a criticidade, ultrapassando a mera decodificação de sinais explícitos, foi fruto de trabalho em apenas uma das atividades. O que se nota é um maior favorecimento dos letramentos escolares do que dos letramentos sociais, os quais poderiam lidar de modo mais eficiente com a criticidade.

Metriken

Metriken werden geladen ...

Autor/innen-Biografien

Roniel Paniago Lima, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em Letras Inglês e em Direito. Mestre em Educação.

Silvio Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Jataí

Graduado em Letras Português. Mestre em Linguística. Doutor em Linguística Aplicada. Professor Adjunto 4.

Veröffentlicht

2024-06-25

Zitationsvorschlag

PANIAGO LIMA, Roniel; RIBEIRO DA SILVA, Silvio. Letramento crítico no livro didático de inglês – anos finais do ensino fundamental. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e483945, 2024. DOI: 10.14244/198271994839. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4839. Acesso em: 22 dez. 2024.

Ausgabe

Rubrik

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-30
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-02-23
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25